Como cozer ovos rapidamente

AUTOR: Diogo Dias 6722 visitas 1 Comentario
Como cozer ovos rapidamente

Antes de cozer ovos conserve-os no frigorífico, com a ponta mais fina para baixo.

Retire apenas os ovos de que necessita e respeite a data de validade impressa na embalagem ou nos ovos. A durabilidade não deve exceder os 28 dias após a postura.

Evite submetê-los a variações de temperatura acentuadas. Se a temperatura ambiente for muito elevada, coloque-os numa zona fresca da casa e só depois no frigorífico.

A consistência da gema depende do tempo de cozedura do ovo.

Caso necessário utilize um temporizador.

4 minutos – gema levemente líquida, cremosa e macia
6 minutos – gema mole e macia
10 minutos – gema firme e macia

Saiba como cozer ovos

  • Coloque os ovos (depois de lavados) gentilmente numa panela. Encha a panela com água, o suficiente para que fiquem submersos. Adicione uma colher de sopa de sal, ajuda os ovos a flutuarem durante a cozedura e a sua descasca é mais fácil
  • Coloque a panela com os ovos ao lume (destapados)
  • Assim que a água levantar fervura, coloque a tampa e desligue o lume. Reserve por 10, 6 ou 4 minutos (conforme desejar a consistência da gema)
  • Com a ajuda de uma colher, coloque os ovos cozidos numa taça com água fria e gelo durante um minuto
cozer ovos

Benefícios dos ovos para saúde

Não existe uma quantidade específica de ovos que se deve comer por dia. O quanto você come depende de suas necessidades nutricionais individuais.

Alguns estudos recomendam que as pessoas comam no máximo 4 ovos por semana. No entanto, algumas pessoas podem se beneficiar de comer mais ovos.

Se você estiver comendo mais do que 4 ovos por semana, certifique-se de que a maior parte do seu consumo de ovos seja de ovos cozidos, em vez de fritos ou em outras preparações com alto teor de gordura.

1. Fonte de proteína: O ovo é uma excelente fonte de proteína de alto valor biológico. A proteína do ovo é composta por todos os aminoácidos essenciais que o corpo humano não pode produzir.

2. Fonte de vitamina A: O ovo é rico em vitamina A, essencial para o crescimento e o desenvolvimento, saúde ocular e pele saudável.

3. Fonte de vitaminas B: O ovo é rico em vitaminas do complexo B, como ácido fólico, tiamina, riboflavina, niacina e vitamina B12. Essas vitaminas são importantes para o bom funcionamento do cérebro, do sistema nervoso e da produção de energia.

4. Fonte de minerais: O ovo é rico em minerais, como zinco, ferro, selênio e cálcio, todos essenciais para o bom funcionamento do corpo.

5. Fonte de ácidos graxos: O ovo contém ácidos graxos essenciais, como ômega-3 e ômega-6, que são importantes para a saúde do coração, do cérebro e do sistema imunológico.

6. Rico em colina: O ovo é uma das melhores fontes de colina, que é um nutriente importante para o cérebro, o sistema nervoso, a memória e o humor.

Como cozer ovos de forma fácil

Os ovos podem ser cozidos de forma rápida e fácil, utilizando um método conhecido como “cozimento a vapor”.

Primeiro, adicione água a uma panela e coloque-a sobre o fogão para aquecer. Quando a água começar a ferver, adicione os ovos à panela.

Deve deixar cozer ovos por cerca de 7 a 8 minutos.

Quando estiverem cozidos, retire-os da panela e coloque-os num recipiente com água fria para parar o processo de cozedura.

Como cozer ovos rapidamente

Outra forma rápida e fácil de cozinhar ovos é fritá-los.

Para isso, coloque uma frigideira antiaderente sobre o fogão e adicione um pouco de óleo. Quando o óleo estiver quente, quebre um ovo na frigideira e deixe-o cozinhar até que a gema esteja firme.

Quando o ovo estiver cozido, remova-o da frigideira e sirva. Tem também a forma de omelete.

Para fazer omelete, misture os ovos com leite, sal e algumas especiarias.

Em seguida, coloque um pouco de óleo numa frigideira antiaderente e adicione a mistura de ovos. Mexa a mistura enquanto cozinha até que esteja firme.

Quando a omelete estiver pronta, remova-a da frigideira e sirva.

4.8 / 5. Votos: 99

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
1 Comentário
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    Receitas

    Como preparar molho de francesinha

    90% de uma francesinha é o seu molho! Sem um bom molho não conseguirá uma boa francesinha. Aprenda a fazer molho de francesinha. A Francesinha foi inventada no Porto em 1953 por Daniel David

    mais   3747