Você gosta de passar a roupa a ferro? Independentemente de considerar esta tarefa mais ou menos agradável, ter um bom ferro de engomar e uma boa tábua, são elementos essenciais para tornar tudo mais fácil.
Sem dúvida que, de todas as tarefas domésticas, passar a roupa a ferro está no top das que exigem mais tempo e esforço. Por esse motivo é importante considerar a compra de produtos que lhe permitam passar a roupa da forma mais rápida e confortável possível.
Que ferro de engomar escolher
Para facilitar a escolha do ferro mais adequado a si, convém conhecer os modelos atualmente disponíveis no mercado.
- Ferro a vapor – São os ferros mais comuns, muitas vezes preferidos por pessoas que vivem sozinhas ou que não necessitam de um desempenho superior. Têm a vantagem de serem leves e fáceis de manusear. Possuem o reservatório de água no interior do corpo central, o que lhe confere uma autonomia limitada. É, portanto, um ferro adequado a quem não passa grandes quantidades de roupa
- Ferro a vapor com caldeira – Possui um grande depósito de água que permite passar grandes quantidades de roupa sem ter de o estar constantemente a encher. Geralmente consiste num ferro e num tanque de água separado, ligados por um tubo. Por ser mais volumoso e pesado, não é prático para quem tem o hábito de passar a roupa todos os dias. Por esses motivos é o ferro ideal para quem costuma ter grandes quantidades de roupa para passar ou para quem prefere acumular roupa para passar.
- Ferro vertical – São normalmente usados para engomar cortinas ou roupas muito delicadas que não podem ser passadas com ferros “normais”. São usados direcionando o vapor para os tecidos, mantendo uma distância de poucos centímetros.
- Prensa de engomar – Trata-se de um modelo inicialmente projetado para uso profissional e industrial. Consegue agilizar bastante o processo de passar a ferro, mas tem um custo elevado.
- Ferro sem fio – São adequados para quem tem pouco espaço em casa, pois permitem uma boa mobilidade. São caros, pois ainda são novidade no mercado. Têm as mesmas características dos ferros a vapor, com a vantagem de não necessitarem de estar ligados a uma tomada elétrica. Geralmente têm menos de potência do que os ferros horizontais.
Cuidados na escolha da tábua de passar
Para passar a roupa na perfeição, não basta adquirir um bom ferro, é também necessário ter uma tábua adequada.
A tábua de passar deverá estar dotada de uma superfície de apoio acolchoada e uma estrutura estável.
O formato e o tamanho da tábua devem tornar possível engomar qualquer peça de roupa com facilidade, permitindo chegar até às zonas mais difíceis.
Existem no mercado diversos tipos de tábuas de engomar: de mesa, dobráveis, de parede, retráteis, entre outras.
Para escolher a tábua de passar mais adequada a si, deverá avaliar primeiro as suas necessidades.
Uma tábua de mesa é ideal para quem tem pouco espaço, enquanto que uma tábua dobrável com uma grande superfície é a mais indicada para quem precisa de engomar grandes quantidades de roupa.
Escolher um ferro e uma tábua adequados às suas necessidades, pode até não mudar a sua opinião em relação a passar a roupa, mas irá certamente agilizar e facilitar essa tarefa.
Gosto bastante de passar a ferro
Sempre à procura do melhor para me ajudar na hora de passar a roupa a ferro