Qual a diferença entre cordeiro, cabrito, borrego e anho

Receitas 48 visitas Comentar
Qual a diferença entre cordeiro, cabrito, borrego e anho 1

Há diferença entre cordeiro, cabrito, borrego e anho?


O cordeiro é a cria da ovelha e do carneiro. É da família dos ovinos. Já o cabrito é a cria da cabra e do bode. Pertence aos caprinos.

Também há diferenças morfológicas. O cordeiro tem um corpo mais robusto e cabeça arredondada, com orelhas menores e não pendentes como as do cabrito.

A carne do cordeiro é mais clara e rica em gordura e maciez que o cabrito que tem cabeça alongada, em geral com orelhas maiores que as do cordeiro e caídas. A carne tem um sabor suave e é magra.

O cabrito oferece uma elevada quantidade de proteínas e ferro e baixo teor de gordura. Além disso, possui ómega 3 e ómega 6.

O borrego é um cordeiro com menos de um ano.

O anho é o mesmo que cordeiro.

cabrito

Cabra é a fêmea do bode e o filhote deles é chamado cabrito.

O carneiro é o macho da ovelha e juntos geram os cordeiros.

Diferença entre cabras e ovelhas

A cabra é a fêmea do bode e o filhote deles é chamado cabrito. Geralmente o pêlo tem um aspecto liso, possuem cornos quase direitos (direccionados para fora) e costumam ter uma barbela (“barba”).

O carneiro é o macho da ovelha e juntos geram os cordeiros. Eles tem o pelo mais ondulado (lã) e cornos geralmente enrolados, sem barbela.

Os filhos do bode e da cabra são os cordeiros/cabritos e os filhos da ovelha com o carneiro são os borregos.

Leite e derivados:

  • Tanto o leite de ovelha como o leite de cabra são muito consumidos em todo mundo, e bastante utilizados na produção de queijos.
  • Ambos levam mais tempo para produzir nata na superfície quando deixados em temperatura ambiente, se formos comparar com o leite de vaca.
  • O leite de ovelha produz mais sólidos totais que o leite de cabra. Sólidos significam, basicamente: gordura, proteína, hidratos de carbono, cálcio e fósforo.
  • Como contém uma boa quantidade de gordura, proteína e outros sólidos, o leite de ovelha é capaz de gerar mais derivados do que o produzido por cabras. Com o leite de ovelha podemos produzir, além de queijos, iogurtes, doces e ricota.

5 / 5. Votos: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/cozinha/receitas/qual-a-diferenca-entre-cordeiro-cabrito-borrego-e-anho/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *