
Verão é sinónimo de roupas leves, mais coloridas, de refeições à base de saladas, grelhados, então se assim é, troque os vinhos com longos estágios em barricas de carvalho e muitos taninos, por vinhos mais ligeiros, aromáticos e de várias cores, isto é, beba também vinhos Brancos e Rosés e já agora Espumantes.
Particular atenção quando beber vinho no exterior, pois a temperatura do vinho no copo, vai subir em flecha.
Tanto os vinhos brancos quanto os espumantes devem ser servidos a baixa temperatura.
Os espumantes servidos de 5 a 8 °C e os vinhos brancos servidos a 8 a 10 °C.
Primeira medida de precaução, não verter muito vinho no copo, segunda, manter a garrafa sempre refrescada, fazendo-se acompanhar de um balde com gelo para qualquer tipo de vinho, Tinto incluído.
Pode também usar as coolers de barro, verta-lhes água e cubos de gelo, e, no momento de usar, despeje e coloque a garrafa de vinho no interior fazendo com que o barro mantenha a temperatura a que o vinho está.
No verão tenho sempre uma garrafa de água no frigorífico para usar na cooler, em poucos minutos ela fica pronta a ser usada.
A temperatura recomendada, no verão para os vinhos Tintos desce imediatamente dos clássicos 18 ºC para uns 15 ºC ou 16 ºC.
É claro que nem todos os vinhos se compadecem com um serviço a esta temperatura.
Vinhos com muita estrutura e taninos vão-se mostrar desagradáveis no palato, os taninos ficam mais vincados, o aroma/sabor fecha, dando pouco ou nenhum prazer ao beber.

Os vinhos brancos harmonizam com saladas, aperitivos, entradas como pastas e patês e até com coisas um pouco mais pesadas como um bacalhau no azeite ou uma pizza com queijos.
Os vinhos rosés tendem a ter um pouco mais de peso que os brancos e vão muito bem com salmão ou um risoto de camarão, por exemplo.
Por isso tal como muda a roupa no seu roupeiro, entre as duas principais estações do ano, assim deve fazer também com a escolha dos vinhos a comprar/beber.