12 maneiras de reutilizar a casca de laranja

Limpeza 280 visitas Comentar

Conheça 12 maneiras criativas de reutilizar a casca de laranja e não desperdiçar nadinha dessa fruta!

1. Polidor de móveis – O lado branco da casca da laranja funciona como um ótimo polidor, pelo que é um bom recurso para dar lustro aos seus móveis de madeira maciça.

2. Esponja – Substitua a esponja comum com que lava a loiça por cascas de laranja. Elas podem servir de esponja natural, com a vantagem de ainda deixarem um aroma agradável e cítrico nos objetos.

3. Multiusos – -Faça um detergente caseiro com algumas cascas de laranja e uma quantidade de vinagre branco suficiente para cobri-las. Deixe esta solução no frigorífico durante 4 semanas, mexendo pelo menos duas vezes por semana. Transfira para um borrifador e use para limpar todas as superfícies, pisos e janelas.

4. Azeite – Dê um toque cítrico ao seu azeite. Bata a casca de laranja com 1 chávena de chá de azeite, deixe repousar por uma hora e coe. Terá um tempero único, com um aroma e sabor deliciosos.

5. Repelente de insetos – As formigas, moscas e mosquitos afastam-se dos citrinos por alguns componentes que eles possuem. Por essa razão, uma boa forma de afastar estes insetos indesejados de sua casa, é distribuir cascas de laranja pelas zonas de entrada destes animais, como portas e janelas.

6. Ateador de brasas – Se vai fazer um churrasco aí em casa, substitua o tradicional jornal por cascas de laranja secas para atear o lume. Os óleos presentes nas cascas são inflamáveis pelo que têm grande utilidade neste caso.

7. Aromatizador – Seque as cascas de laranja, triture-as e coloque-as em saquinhos. Espalhe-os pela casa, em gavetas e armários, e não só dará ao seu lar um cheiro agradável e fresco, como também evitará a formação de mofo. Coloque ainda estes saquinhos dentro do calçado para evitar ou eliminar o cheiro a chulé.

 

reutilizar a casca de laranja

 

8. Microondas – Aqueça uma tigela com água e com casca de laranja no microondas por 5 minutos, na potência máxima. O vapor de água e o ácido cítrico farão com que a sujidade seca se solte e sejam dissolvidas, facilitando a limpeza do interior.

9. Esponja para o corpo – Envolva algumas cascas de laranja numa gaze e aí tem uma esponja para lavar o corpo, com efeito esfoliante e, ainda, com o poder de iluminar a pele.

10. Vidro – Recupere o brilho dos vidros mergulhando-os por 5 minutos num recipiente com água quente e algumas casca de laranja. Depois, lave as peças normalmente e aí estão elas, bem brilhantes!

11. “Protetor” das plantas – Se o seu cão “ataca” frequentemente o vasos aí de casa, experimente colocar algumas cascas de laranja na terra e verá que o odor cítrico irá manter o seu cachorro afastado. Só precisa de renovar as cascas, assim que elas fiquem secas.

12. Açúcar mascavado – Colocar um pedaço de casca de laranja na embalagem do açúcar mascavado garante que ele fica bem solto, sem nunca ficar duro, nem em “pedra”. Para tal, substitua a casca uma vez por mês.

12 maneiras de reutilizar a casca de laranja
4.6 (91.58%) 19 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Beleza

Como lavar o sutiã sem estragar

Especialistas indicam que o sutiã deve ser lavado depois de usado duas ou três vezes, no máximo. Isto porque eles ocupam uma área em que há muito suor. O ideal para este tipo de

mais   5407