Quanto tempo dura o fermento de padeiro?

Receitas 351 visitas Comentar
Quanto tempo dura o fermento de padeiro? 1

Existem muitas duvidas acerca deste tema, afinal quanto tempo dura o fermento fresco?

Em bioquímica, a fermentação é um processo de transformação de uma substância em outra, produzido a partir de microorganismos (fungos, bactérias…), chamados neste caso de fermentos.

Utilizada no fabrico do pão, a fermentação é o processo em que as leveduras (fermentos) absorvem o açúcar obtido do amido da farinha, libertando dióxido de carbono (e outros compostos).

As bolhinhas de gás carbónico não são capazes de fugir através da superfície da massa, fazendo-a crescer e tornando-a fofa.

O fermento de padeiro é então criado por um micro organismo vivo: a levedura (saccharomyces cerevisae).

Para iniciarem a sua actividade as leveduras precisam de alimento – a farinha, e para além disso de uma temperatura adequada. Quando ficam expostas a temperaturas muito altas morrem – por essa razão não se deve dissolver o fermento de padeiro em água demasiado quente.

Em oposição, a temperaturas muito baixas ficam como que ‘adormecidas’.

Apesar disso, é possível congelar fermento de padeiro, ou mesmo massa de pão, visto que ao descongelar as leveduras ‘despertam’, voltando a ficar activas.

O fermento químico (o típico fermento Royal) utiliza-se no fabrico de bolos, biscoitos e bolachas e reage com o calor do forno. É composto por um ácido e uma base (bicarbonato de sódio) que, na presença de água, reagem produzindo dióxido de carbono.

O fermento biológico (levedura) é apropriado para massa de pães e pizzas e actua antes da cozedura, durante a levedação da massa.

Quanto tempo dura o fermento de padeiro? 2

A maneira mais simples de saber se o fermento de padeiro, que está no frigorífico, ainda pode ser usado, é a seguinte:

se ao apertar o fermento entre os dedos ele esfarelar é porque ainda está bom.

no entanto, se o apertar e ele pegar e formar algo parecido com uma massa de modelar, pode deitar fora, porque já não está bom!

fermento

Se guardou o fermento fresco no frigorífico ou o fermento seco num pacote aberto, e está na dúvida se o fermento ainda estará bom, ou se já está sem efeito, faça o seguinte:

  1. Junte metade de uma colher de chá de açúcar em meia chávena de água morna e misture até o açúcar se dissolver.
  2. De seguida junte uma colher de chá de fermento à mistura anterior e deixe repousar durante 10 minutos num local quente, por exemplo dentro do forno a uma temperatura muito baixa.
  3. Passados os 10 minutos, vá ver se nota modificações: deverá existir espuma na superfície da mistura e um cheiro acentuado a fermento.

Se conseguiu obter isto, parabéns, poderá fazer o seu pão à confiança com o resto do fermento, porque continua bom!

Se nada acontecer, é porque o fermento já não está bom e o seu pão não crescerá, por isso mais vale deitar fora o fermento e comprar um novo.

Posso congelar o fermento fresco?

Se comprou fermento fresco a mais, congele em porções para ser utilizado numa próxima vez. Depois quando o quiser utilizar, não necessita de o descongelar: basta desfazer essa porção de fermento congelado em água morna, que será a quantidade de água indicada na receita de pão que estiver a seguir.

Para facilitar a utilização do fermento molde as 500 gramas em 25 bolinhas de tamanho aproximadamente igual. Embrulhe em película aderente, coloque num saco e congele.

Em seguida é só descongelar e está pronto a usar e assim terá doses individuais de cerca de 20 gramas, sendo esta a dose ideal para usar nas receitas de pão.

Como substituir fermento fresco por fermento seco?

Para substituir fermento fresco por fermento seco, tem que dividir a quantidade de fermento na receita por 3, ou seja, use um terço de fermento seco, da quantidade habitual de fresco.

Por exemplo: se a receita pede 30g de fermento fresco, substitua por 10g de fermento seco.

Para fazer a massa esponja, proceda da seguinte maneira: para cada quilo de farinha de trigo da receita, tire 100g e misture com o fermento seco, na quantidade indicada na receita.

Acrescente um pouco de água e deixe descansar durante 30 minutos. Em seguida, acrescente os restantes ingredientes.

3 / 5. Votos: 2

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share
Artigo colocado por Diogo Dias em 7 Abril, 2020.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/cozinha/receitas/quanto-tempo-dura-o-fermento-de-padeiro/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Saude

Como Controlar uma Crise de Ansiedade

A crise de ansiedade é um momento em que a sensação de angustia e insegurança aumentam de forma a deixar o indivíduo descontrolado com a sensação de que alguma desgraça deverá acontecer com ele

mais   1637