Páscoa em Quarentena: a tecnologia é uma aliada

Casa 110 visitas Comentar
Fonte: https://cdn.pixabay.com/photo/2019/10/14/18/21/church-4549668_960_720.jpg

Esta é a realidade: a Páscoa deste ano de 2020 será passada em quarentena. E embora uns tenham a sorte de estarem junto aos familiares, nem todos conseguiram voltar a casa antes da quarentena ser iniciada – pelas mais diversas razões.

E se por um lado as famílias separadas são um problema, por outro tem-se a tradição quebrada. Esqueça a ideia de ir até à igreja e juntar-se a todos os fiéis da sua terra pois, este ano, essa não será uma realidade.

Apesar do cenário negativo, nem tudo são más notícias. A realidade é que pode ter o seu jantar de família, fazer parte da missa e, até, encomendar aqueles pratos deliciosos tão associados à Páscoa; tudo isto, graças à tecnologia.

 

5 formas de celebrar a Páscoa, mesmo em quarentena

1. Use a tecnologia que o aproxima da sua família

A primeira opção é para todos aqueles que, em quarentena, ficaram longe das famílias. Use o Skype e consiga o seu lugar na mesa de família, mesmo não estando fisicamente ao lado da mesma.

Acreditamos que não tenha o mesmo sentimento, não terá a hipótese de abraçar os membros da família e, até, a ligação pode travar um pouco dependendo da rede, mas é a melhor forma que encontrámos.

Durante o almoço de Páscoa, peça para colocarem o computador no seu lugar e sente-se com o computador em frente. Podem comer, falar e rir, ou seja, estar em família, mesmo que à distância.

2. A tradição a nível de pratos também é possível

Ainda é possível ir às compras, desde que as medidas de segurança sejam tomadas. Deste modo, desde que seja cuidadoso, pode comprar todos os ingredientes necessários para que a nível de gastronomia nada mude.

Caso faça parte do grupo de risco ou apenas não queira estar nesse momento de maior stress, pode encomendar o seu prato preferido. Atualmente muitos restaurantes estão a fazer entregas ao domicílio e, com uma pesquisa rápida, encontrará uma opção na sua zona de residência.

Mas e se fizer parte do grupo de risco? Nesse caso saiba que algumas pessoas estão a voluntariar-se neste momento de aflição para fazer as compras a quem faça parte do grupo de risco. Pode, ainda, pedir a um vizinho ou familiar para o fazer por si.

3. E quanto às prendas da Páscoa?

Podemos garantir que deslocar-se de casa em casa para entregar as prendas da Páscoa não é seguro, mas pode pedir para entregarem os presentes ao domicílio.

Caso queira oferecer um ovo da Páscoa, pode fazer a encomenda num supermercado ou numa loja de chocolates que se encontre em funcionamento. Se quiser oferecer um terço ou pulseiras religiosas, pode fazer a encomenda através da Holyart, uma loja online especializada em artigos religiosos.

Escolha o que pretende oferecer e pesquise na internet as melhores opções para entrega dos produtos escolhidos.

4. Visite museus em família, sem sair de casa

Se ao longo da Semana Santa tinha o hábito de visitar museus com a família, pode continuar a fazê-lo, mas virtualmente.

Muitos museus portugueses – e não só! – têm visitas gratuitas online. Além de ser uma excelente oportunidade para visitar os museus mais longínquos e, ainda, gratuitamente, também é uma forma de não alterar a tradição.

5. Por último, temos a missa

Apesar de as missas presenciais não serem possíveis, muitas igrejas estão a adotar as missas online. Portanto, antes de mais, pesquise se na sua terra é possível assistir à missa online.

Se na sua localidade não tiver a sorte de ter missas online, pode usar outras opções. No Vaticano, por exemplo, o Papa Francisco irá transmitir a Santa Missa no dia 12 de abril às 11 horas (horário de Roma).

Outra hipótese é a transmissão ao vivo no Santuário de Fátima, também no dia 12 de abril às 11 horas. No dia anterior, às 21:30, irá ser transmitida a Vigília Pascal.

Entendemos que este seja um momento muito importante e que usar a tecnologia lhe pareça errado, mas não é errado complementar a religião com a tecnologia, principalmente neste momento mais difícil.

 

Estas são as dicas que temos para si e para esta Páscoa. Apesar de as condições não serem as ideais, acreditamos que será possível manter o amor neste dia tão especial usando a tecnologia.

Muita força neste momento e boa Páscoa!

 

4.7 / 5. Votos: 22

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 4
    Shares
Artigo colocado por Diogo Dias em 10 Abril, 2020.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/para-casa/pascoa-em-quarentena-a-tecnologia-e-uma-aliada/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *