Como usar Super Cola em projetos caseiros

182 visitas Comentar
Como usar Super Cola em projetos caseiros 1

Existem poucos produtos tão úteis como a super cola, especialmente para fãs de projetos DIY.

Uma super cola de qualidade pode ser usada para reparar rapidamente todo o tipo de objetos devido às suas fortes propriedades adesivas.

Funciona em quase todos os materiais, desde o metal e à cerâmica até à borracha e ao vinil.

Seja para guardar na caixa de ferramentas ou para utilizar em artesanato, a super cola já é um produto praticamente indispensável em qualquer lar.

No entanto, ainda há muitas pessoas que sabem pouco sobre como a super cola funciona, como esta pode ser utilizada, e qual é o seu potencial.

O que é a super cola?

Antes de ter sido criada a denominação “super cola,” existia o cianoacrilato. Cianoacrilato é apenas outro nome para a super cola, já que esta só começou a ser comercialmente produzida como um adesivo após a Segunda Guerra Mundial.

De resto, o cianoacrilato chegou mesmo a ser utilizado durante o conflito global para estancar ferimentos. Atualmente, o cianoacrilato já não é utilizado na medicina devido ao risco de necrose.

Quais são os principais usos da super cola?

Ao contrário de outros adesivos disponíveis em lojas e hipermercados, a super cola é mais condensada, resistente, e versátil.

Consegue colar quase todo o tipo de materiais em pouco tempo e sem permitir que estes voltem a ceder.

Devido às suas propriedades, a super cola é habitualmente utilizada para reparar objetos da casa.

A caneca do café caiu ao chão e partiu-se? Com super cola, é possível repará-la num instante.

A sola começa a sair dos chinelos?

Basta um pouco de super cola para não ter de deitar os chinelos fora!

A super cola é ainda muito útil para artesanato DIY e mesmo para projetos mais “pesados” que envolvam materiais como metal ou madeira.

Cola de secagem rápida para móveis, por exemplo, é uma super cola que permite fabricar e reparar rapidamente todo o tipo de mobília.

super cola

Factos e truques pouco conhecidos sobre super cola:

  •  Antes de colar, é importante lixar: A super cola é incrivelmente forte, mas as suas propriedades adesivas funcionam particularmente bem em superfícies suaves. Assim, é recomendável utilizar uma lixa ou lã de aço para suavizar superfícies antes de aplicar a super cola.
  •  Bicarbonato de sódio ajuda a acelerar o processo: Para além das suas aplicações culinárias (e outras), o bicarbonato de sódio é ideal para fazer com que a super cola seque mais depressa. O bicarbonato de sódio atua como um acelerante em substâncias resinosas como o cianoacrilato, fazendo com que a cola endureça quase instantaneamente.
  •  A super cola não funciona na perfeição em todos os materiais: Apesar da sua enorme versatilidade, a super cola não funciona tão bem para colar algodão ou lã. Além disso, não deve ser usada para colar objetos que precisem de ser colocados no micro-ondas.
  •  A super cola deve ser manuseada com algum cuidado: A super cola não deve entrar em contacto com a pele ou com os olhos, já que pode dar azo a irritações. No entanto, e mesmo sendo uma substância relativamente perigosa, a super cola comercialmente disponível costuma ser não tóxica. Segundo a organização norte-americana Food and Drug Administration (FDA), algumas marcas de super cola podem mesmo entrar em contacto com a pele.

4.6 / 5. Votos: 13

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Saude

Cuidados a ter depois de fazer uma tatuagem

Cuidar de uma tatuagem nova é essencial para acelerar a cicatrização e não interferir no brilho do desenho. Proteja a tatuagem com película aderente – Nem todas precisam de ser cobertas com película aderente.

mais   3153