Todos nós fizemos ovos mexidos decepcionantes, mas se tivermos sorte, também provámos os requintados.
Eis a questão: se os ovos mexidos perfeitos são feitos exactamente dos mesmos ingredientes que os ovos mexidos maus, então como podemos fazer justiça a este prato essencial?
Como sempre, o pormenor está nos detalhes.
Definição de ovos mexidos perfeitos
Eis como definimos os nossos ovos mexidos ideais: fofos, húmidos, tenros, cremosos, e amarelos brilhantes. Devem saber a ovo puro, rico e a manteiga.
Vale bem a pena o tempo extra de alguns minutos, no máximo que demora a fazer ovos mexidos da forma correcta.
Partir os ovos
Primeiro, partir os ovos para dentro de uma tigela. Bater cada um numa superfície plana (como a bancada) em vez de na borda da tigela para a ruptura mais limpa.
Este movimento reduzirá a probabilidade de se estilhaçarem pedaços de casca na mistura.
Dica profissional – se um pedaço de concha entrar na tigela, tente pescá-lo com a borda de um pedaço maior de concha. Funciona melhor do que um garfo.
Adicionar humidade e misturar
Em seguida, utilizar um garfo para bater os ovos, incorporando completamente as gemas e as claras numa mistura de amarelo solarengo e batendo numa pequena quantidade de ar para obter uma penugem extra.
Uma vez que a secura leva a ovos densos e mastigados, esta é uma oportunidade para aumentar os ovos com alguma humidade extra.
A adição de aproximadamente 1 colher de sopa de líquido por ovo-leite ou nata é deliciosa, mas a água funciona demasiado – ajudará a criar vapor e a manter os ovos mexidos húmidos.
Cozinhar com cuidado
Pré-aquecer uma frigideira anti-aderente em lume brando antes de lhe adicionar qualquer coisa. Em seguida, derreter uma generosa camada de manteiga e fazer girar a frigideira para revestir toda a superfície.
Apenas quando a frigideira for aquecida e a manteiga estiver a arder, adicionar a mistura de ovos batidos.
Assim que a mistura de ovos começar a solidificar no fundo da frigideira quente, comece a mexer com a sua espátula de silicone, raspando continuamente a frigideira para deixar os ovos ainda líquidos cozer enquanto evita que a camada cozida se queime.
Esta agitação constante não só evita a cozedura excessiva, como mantém a textura dos ovos suave e cremosa.
Se os ovos estiverem a cozinhar mais rapidamente do que se pode mexer, não tenha medo de mover a frigideira para dentro e para fora do queimador como uma forma rápida de regular o calor.
Assim que a mistura de ovos estiver cozida na sua maioria, mas ainda tiver alguns vestígios de líquido aqui e ali, retire a frigideira do fogão.
Ao fazer isto, o calor residual contido nos ovos continuará a cozinhá-los um pouco.
Servir Imediatamente
Os seus ovos mexidos estão no seu auge de perfeição – agora é o momento de comer.
Não demore a proporcionar os ovos mexidos em pratos aquecidos (torradas com manteiga, bacon, ou uma simples salada verde são excelentes acompanhamentos) e desfrute de um pequeno almoço ou banquete perfeito.
Quando souber fazer excelentes ovos mexidos, terá sempre uma ideia de refeição na manga que seja rápida, simples, elegante, acessível e que agrade a todos.
Erros comuns de ovos mexidos
A impaciência é provavelmente o inimigo número um dos ovos mexidos bem sucedidos. Afinal de contas, isto é suposto ser um prato rápido!
Pode ser tentador acelerar ainda mais as coisas, mas os erros que se seguem apenas levam a resultados pouco brilhantes:
- Partir os ovos directamente na frigideira
- Não esperar que a frigideira aqueça
- Deixar o fogão em vez de agitar
- Utilização de qualquer panela e espátula que seja útil
- Acelerar o calor para cozinhar os ovos mais rapidamente
Todos os dias como ovos e mexidos também gosto.
Ao pequeno almoço sempre ovos mexidos! 😉