Dos eletrodomésticos ao uso de água
Já pensou nas vantagens de ter uma casa energicamente eficiente? Entre os benefícios estão a poupança económica, o impacto ambiental e a eficiência. Numa definição simples, eficiência energética é sinónimo de usar a energia de forma inteligente de forma a ter o menor gasto possível. Simples, não é?
Simples são também os pequenos gestos com que se pode começar a ter em conta a eficiência energética na sua casa. Esta começa nos pequenos gestos – apagar a luz, por exemplo – e acaba nas grandes opções para a casa, desde a escolha de materiais como dos eletrodomésticos. A escolha dos eletrodomésticos é sempre importante.
A reparação de caldeiras, frigoríficos ou máquinas de lavar é sempre um imprevisto possível, mas se à partida fizer uma escolha ponderada, maiores serão as hipóteses que toda corra bem. Lembre-se também que, para cada setor, há especialistas, como a Climatec, no caso da reparação de caldeiras e demais sistemas de aquecimento, que o podem ajudar. Já lá iremos.
Eficiência Energética: As nossas dicas para si
1. Certificado Energético
O CE resulta de uma vistoria feita por especialistas que o vai ajudar a saber a real eficiência energética da sua casa. É emitido um documento com um relatório e várias sugestões para melhorar a eficiência energética do imóvel.
2. Lâmpadas de baixo consumo
Este é um produto um pouco mais caro, mas cujo valor é altamente compensado pela poupança que gera. As LED, por exemplo, podem ajudar a poupar até 90%, tendo 25 anos de vida útil.
3. Painéis Solares
Sabia que a instalação de painéis solares pode ajudar a reduzir 60% do seu consumo de energia? Sim, o investimento inicial pode ser alto, mas vale a pena fazer as contas, tendo também em conta as vantagens fiscais que se pode ter.
4. Eletrodomésticos
Os eletrodomésticos com as etiquetas A são os mais eficientes. O valor inicial pode ser ligeiramente mais alto, mas a poupança começa a notar-se ao fim de pouco tempo.
5. Isolamento térmico
Se quer fazer mudanças de fundo na eficiência energética da sua casa, preocupe-se com os materiais e a construção ou renovação. Instale vidros duplos – com caixilharia em PVC – que permitem isolamento térmico e evita perdas térmicas. Isole as paredes e o pavimento.
6. Potencie a luz natural
Pinte os tetos e as paredes com cores claras para refletirem a luz natural e mantenha a sua casa quente e confortável. Se estiver a escolher uma casa e tiver essa hipótese, casas voltadas a Sul conseguirão aproveitar melhor a luz natural.
7. Controle o uso da água
Seja a lavar os dentes, a lavar a louça ou a tomar banho, não use mais água do que aquela que precisa. Pode também optar por torneiras e chuveiros que regulem o fluxo de água. Chuveiros inteligentes podem poupar até 40%.
8. Aquecimento central
O aquecimento central funciona de forma simples. Pode comprar o equipamento novo ou até ter já esse equipamento a precisar de arranjo a nível da reparação de caldeiras. Se for o caso, a Climatec é uma das empresas que presta serviços de assistência na área da reparação de caldeiras e sistemas de aquecimento. Como para todos os outros eletrodomésticos, há sempre especialistas para ajudar. A reparação de caldeiras não foge à regra.
9. Crie reservatórios de água
Mesmo que não tenha um terreno digno de um projeto de permacultura, pode reutilizar as águas da sua casa na rega das plantas ou nas descargas da sanita.
10. Eletrodomésticos novos
Já aqui mencionámos a importância de ter eletrodomésticos com eficiência energética alta. Reduza a sua conta, investido na substituição dos seus eletrodomésticos antigos por uns novos.
11. Calafetagem das portas e janelas
Deve calafetar as portas e, como já referimos, colocar vidros duplos nas janelas. Estas são duas grandes fontes de perda de energia na casa.
12. Use o micro-ondas
Use o micro-ondas em vez do forno ou fogão. A poupança será evidente.
13. Uso das máquinas
Use as máquinas de lavar loiça e roupa com a carga máxima indicada pelo respetivo fabricante em cada programa específico.
14. Analise a conta da eletricidade
Veja a potência contratada face aquilo que precisa e se pode escolher uma diferente opção horária que melhor se ajuste à sua rotina.
15. Não deixe a luz acesa!
É o mais básico dos conselhos. Quem diz luz diz computador, televisão ou demais aparelhos. Se não está a usar, desligue-os da tomada.