Das janelas aos telhados. Do piso às caldeiras.
Ter uma casa confortável é muito importante. É sinónimo de bem-estar para si e para os seus, mas representa também uma poupança considerável nas suas finanças no final do ano.
Isto para além de significar também uma preocupação com a questão da sustentabilidade ambiental do planeta, visto que quanto melhores as opções de climatização, mais eficiente a casa se torna também.
Não há um sistema perfeito para que se tenha uma casa confortável, até porque isso pode variar em função de vários fatores.
Por exemplo: Qual é estado do seu imóvel? Será uma casa nova onde virtualmente se pode fazer tudo de raiz? Ou será uma casa antiga que planeia recuperar?
Ou será, por outro lado, uma casa usada que quer remodelar e onde quer fazer alterações pontuais – como comprar caldeiras, ar condicionado, etc. – que possam contribuir para almejar esse maior conforto térmico?
Antes de se apresentarem soluções, devemos estar cientes de que cada casa é um caso diferente e, por isso, tem necessidades diferentes.
Características diversas oferecem soluções distintas. Assim, estas podem variar em função de fatores como a localização do edifício, a sua orientação solar, o estilo de vida dos habitantes, a tipologia e área da habitação, bem como os gostos pessoais e a disponibilidade financeira para investir – seja apenas em janelas, caldeiras ou numa recuperação completa do imóvel.
Vejamos algumas dicas imprescindíveis para uma casa mais confortável.
De elementos mais estruturais até a recuperadores de calor, não esquecendo caldeiras e soluções mais sustentáveis para a sua casa.
10 Opções de Climatização
Aquecimento central
O aquecimento central funciona de uma forma bastante simples: a água entra nas caldeiras, e é aquecida, sendo depois conduzida até aos radiadores pelos tubos, aquecendo os primeiros.
Este tipo de equipamentos tem uma longa duração. Tem sempre a possibilidade de recorrer a uma assistência técnica qualificada para reparação de caldeiras – como, por exemplo, da Bricotec24.com.
Telhado
Se olhar para a casa de um ponto de vista mais estrutural, facilmente imaginará que “detalhes” como o telhado, as janelas e as paredes não serão assim tão pequenos.
No caso dos telhados, para uma melhor climatização, pode-se utilizar um isolamento térmico refletivo.
Janelas
As janelas são muito importantes, visto que trazem ar e luz solar para o interior da casa. Devem ter vidros duplos ou triplos para impedir a perda de temperatura para o exterior.
Piso Radiante Hidráulico
O piso radiante funciona através de dois sistemas: hidráulico e elétrico.
Quando utiliza o hidráulico, o piso radiante é ativado através de uma rede de tubos colocados por baixo do chão, através dos quais circula a água quente.
Piso Radiante Elétrico
Quando o piso radiante é elétrico, é colocada uma serpentina – devidamente isolada e protegida – por baixo do chão.
A mesma é controlada através de um termóstato que mantém cada divisão com a temperatura desejada. A sua instalação é mais fácil em edifícios novos, podendo ser utilizada em todo o tipo de pavimentos.
É uma solução onerosa à partida, mas cujo investimento pode ser recuperado a médio prazo.
Ar condicionado Portátil
O ar condicionado pode ser usado em diferentes épocas do ano, e permite controlar a temperatura de aquecimento e arrefecimento do ar.
O ar condicionado Portátil tem uma unidade única com todos os componentes e um tubo de ligação ao exterior. Não requer instalação.
Ar condicionado Monosplit
O ar condicionado Monosplit tem uma unidade exterior e uma de interior. É o modelo mais comum.
Ar condicionado Multisplit
No ar condicionado do tipo Multisplit, a unidade exterior pode ser ligada a várias interiores – que podem ser até oito.
Climatização sustentável
Se não quiser ter caldeiras ou ar condicionado em casa e se procurar uma solução ecológica, há várias opções que pode ter em vista.
Entre estas estão os sistemas de aquecimento solar, sistemas fotovoltaicos e de energia geotérmica.
Recuperador de calor
Uma forma de aquecer o ambiente de forma rápida é tendo um recuperador de calor, salamandra ou lareira.
O processo de aquecimento faz-se através de condutas de ar ou aquecimento central a água.
Lembremos um dado importante: a lareira aproveita apenas 20% da potência calorífera da lenha, enquanto que um recuperador de calor atinge os 80% de aproveitamento.
Os recuperadores de calor podem usar combustíveis como lenha, eletricidade, gás natural, gás propano, carvão ou pellets.
São feitos em ferro e têm uma porta vitrocerâmica. O interior é feito em material cerâmico refratário.