Coisas que não Deve Deitar na Sanita

Casa 2280 visitas 2 Comentarios
Coisas que não Deve Deitar na Sanita 1

O que não deve deitar na sanita? Há resíduos que não desaparecem com uma simples descarga de autoclismo.

Alguns exemplos que se seguem:

Não, as toalhitas não se desfazem como o papel! Estas são, aliás, algumas das coisas que não deve deitar na sanita em caso algum.

Além de não se degradarem e poderem causar sérios estragos em termos de canalização, são verdadeiras ameaças para o ambiente e para a poluição das nossas águas.

Começam a existir algumas exceções de marcas que fabricam toalhitas próprias para colocar na sanita, mas, na dúvida, não as coloque.

É um hábito bastante comum pegarmos na escova do cabelo, retirar os cabelos que ficam agarrados e deitá-los pela sanita abaixo, mas a verdade é que não o deve fazer, porque os fios não se desfazem e acumulam-se nos canos, podendo criar um grande problema à sua casa de banho.

O material de que são feitos os preservativos – látex – não é biodegradável e, como tal, deve entrar na lista das coisas que não deve deitar na sanita.

Além do risco de entupimento, imagine o que é estar a nadar no mar ou no rio e dar de caras com um preservativo usado…

Alguns exemplos na fotogaleria que se segue

Seja algodão em discos ou em bolas, em nenhum dos casos deve colocar na sanita. Este material não se degrada e pior do que isso, é um material que incha quando em contacto com a água.

Já está a ver que não pode ser muito positivo para os seus canos…

É verdade! A nossa canalização está super preparada para receber as nossas fezes, mas quando falamos das dos gatos já não é tão claro quanto isso.

Isto deve-se sobretudo ao facto da maioria dos gatos fazer as suas necessidades nas caixas de areia. E ao retirar as fezes vêm sempre areias atrás, que podem danificar e até corroer os canos.

Outra das coisas que não deve deitar na sanita é o fio dentário. Aparentemente inofensivo e de dimensão quase irrisória, além de não ser biodegradável pode prender-se a algum outro objeto e impedir a passagem da água canalizada.

Tal como os cabelos, estes fios não se desfazem e acumulam-se em “ninhos”.

Coisas que não Deve Deitar na Sanita 2

Todos sabemos o quão pegajosa pode ser uma pastilha elástica, sobretudo depois de ser mastigada. E é por essa sua característica que as chicletes são coisas que não deve deitar na sanita.

Deitar na Sanita

São duas coisas que não deve mandar pela sanita.

Por um lado, eles podem ficar mais sólidos e entupir os canos; por outro, eles são verdadeiras ameaças à limpeza das águas dos esgotos, pois em contacto com outros objetos criam a chamada fatberg– um tipo de matéria gordurosa praticamente impossível de destruir.

4.9 / 5. Votos: 48

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/para-casa/nao-deve-deitar-na-sanita/
2 Comentários
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *