O que não deve deitar na sanita? Há resíduos que não desaparecem com uma simples descarga de autoclismo.
É importante ter em mente que deitar certos materiais ou substâncias na sanita pode causar obstruções nas redes de esgotos, danificar as canalizações e poluir o meio ambiente.
Alguns exemplos que se seguem:
Toalhitas
Não, as toalhitas não se desfazem como o papel! Estas são, aliás, algumas das coisas que não deve deitar na sanita em caso algum.
Além de não se degradarem e poderem causar sérios estragos em termos de canalização, são verdadeiras ameaças para o ambiente e para a poluição das nossas águas.
Começam a existir algumas exceções de marcas que fabricam toalhitas próprias para colocar na sanita, mas, na dúvida, não as coloque.
Cabelos
É um hábito bastante comum pegarmos na escova do cabelo, retirar os cabelos que ficam agarrados e deitá-los pela sanita abaixo, mas a verdade é que não o deve fazer, porque os fios não se desfazem e acumulam-se nos canos, podendo criar um grande problema à sua casa de banho.
Preservativos
O material de que são feitos os preservativos – látex – não é biodegradável e, como tal, deve entrar na lista das coisas que não deve deitar na sanita.
Além do risco de entupimento, imagine o que é estar a nadar no mar ou no rio e dar de caras com um preservativo usado…
Algodão
Seja algodão em discos ou em bolas, em nenhum dos casos deve colocar na sanita. Este material não se degrada e pior do que isso, é um material que incha quando em contacto com a água.
Já está a ver que não pode ser muito positivo para os seus canos…
Fezes de gato
É verdade! A nossa canalização está super preparada para receber as nossas fezes, mas quando falamos das dos gatos já não é tão claro quanto isso.
Isto deve-se sobretudo ao facto da maioria dos gatos fazer as suas necessidades nas caixas de areia. E ao retirar as fezes vêm sempre areias atrás, que podem danificar e até corroer os canos.
Fio dentário
Outra das coisas que não deve deitar na sanita é o fio dentário. Aparentemente inofensivo e de dimensão quase irrisória, além de não ser biodegradável pode prender-se a algum outro objeto e impedir a passagem da água canalizada.
Tal como os cabelos, estes fios não se desfazem e acumulam-se em “ninhos”.
Pastilha elástica
Todos sabemos o quão pegajosa pode ser uma pastilha elástica, sobretudo depois de ser mastigada. E é por essa sua característica que as chicletes são coisas que não deve deitar na sanita.
Óleo de coozinha
O óleo de cozinha é uma substância que não deve ser despejada na sanita, pois pode causar obstruções e prejudicar as canalizações.
Papel Higiénico Não Solúvel
Embora o papel higiénico seja projetado para se desfazer na água, alguns tipos mais espessos ou de baixa qualidade podem não se decompor adequadamente. Evite usar grandes quantidades de papel higiénico de uma só vez.
Para evitar problemas de canalização e minimizar o impacto ambiental, é fundamental descartar esses materiais de forma adequada. Utilize caixotes de lixo adequados, reciclagem e locais de depósito de resíduos perigosos, quando necessário.
Ao fazê-lo, está a ajudar a preservar a saúde do seu sistema de esgotos e do meio ambiente.
Informação muito importante!
Nunca é demais relembrar estes conselhos