Os feijões mudam ligeiramente entre diferentes variedades – o feijão amarelo ou o feijão de cera têm um sabor cada vez mais suave e são uma bela cor amarelo pastel, o feijão francês ou haricot vert são uma versão mais fina e menos fibrosa, e o feijão de quintal longo (também conhecido como feijão cobra ou feijão longo chinês) é, uma variedade mais longa.
Cultivada na Ásia, esta variedade é popular na cozinha Keralan e nas batatas fritas chinesas.
O feijão verde perfeito deve ser um verde bonito e brilhante (a menos que seja a variedade amarela ou púrpura), sem manchas. Devem ser firmes e estalar quando dobrados ao meio.
Uma fervura de 3-5 minutos ou vapor cozinhará os feijões enquanto conserva o seu crocante.
Uma vez cozidos os feijões, mergulhá-los em água gelada para os impedir de cozinhar – isto impede-os de cozer em demasia no seu calor residual, e também ajuda a manter uma cor verde brilhante e verdejante (se não os mergulharmos em água gelada depois de cozinhados, a cor provavelmente desvanecer-se-á).
Dicas para dar mais sabor ao seu feijão verde cozido
Uma boa dica para dar um pouco de alegria ao seu feijão-verde é aproveitar o momento da cozedura para cozer também batatas. Pode cozer batatas ao mesmo tempo que o feijão verde.
Porém, certifique-se primeiro de que as descasca e lava adequadamente.
Quando estiver tudo cozido, pode optar por servi-los juntos ou separados, mas note que os dois alimentos juntos combinam muito bem.
Outra boa dica para complementar o seu feijão-verde é um pouco de presunto. Enquanto coze o feijão-verde, pode levar ao lume uma frigideira com azeite e fazer um refogado com dois dentes de alho e uns cubos de presunto.
Depois de cozer o feijão e refogar o presunto, misture tudo.
O presunto dará um toque ligeiramente salgado ao seu feijão, tornando-o realmente saboroso.
Como grelhar feijão
Coloque o feijão verde numa chapa com uma colher de sopa de azeite e uma generosa pitada de sal e pimenta.
Deixe que o feijão fique dourado em manchas e tenro, cerca de 15 minutos.
Como fritar feijão verde
1 – Para o polme, coloque numa tigela a farinha, tempere com sal e pimenta, junte os ovos, o azeite e a água em fio, mexendo sempre até ficar um polme liso.
2 – Aqueça uma panela profunda com óleo de cozinha até 365 graus.
Um a um, transfira para o óleo quente com pinça. Fritar até ficarem dourados e flutuar até ao topo, cerca de 2 minutos.
3 – Transferir para um prato forrado com papel cozinha e salpicar imediatamente com sal.
Bater 2 colheres de sopa de maionese, 2 colheres de sopa de iogurte grego sem gordura, 1 ½ colher de sopa de molho de soja, 1 colher de sopa de vinagre de arroz, e 2 colheres de chá de molho de sriracha numa tigela pequena.
Servir o feijão verde frito com o molho de imersão.
Se tiver um excedente de feijão verde, uma óptima forma de o preservar é congelá-lo.
1 – Levar um grande pote de água a ferver em lume forte. Adicione feijão verde e cozinhe até ficar verde brilhante, cerca de 2 minutos.
2 – Escorra e transfira imediatamente para uma tigela de água gelada para parar a cozedura.
3 – Espalhar sobre uma assadeira e transferir a assadeira para o congelador.
4 – Quando os feijões verdes estiverem congelados, transferi-los para um saco selado. Tire o máximo de ar possível, e congele até três meses.