Quão eficientes são os painéis fotovoltaicos?

Sugestoes 226 visitas Comentar
Quão eficientes são os painéis fotovoltaicos? 2

A razão principal para optar pela energia solar é saber que se está a fazer algo de bom para o ambiente.

Ao contrário das fontes de energia tradicionais, quando os painéis solares fotovoltaicos criam eletricidade, não emitem gases nocivos ao efeito de estufa, poluem as águas subterrâneas ou esgotam quaisquer recursos naturais.

Ao contrário das fontes de energia tradicionais, quando os painéis solares fotovoltaicos criam eletricidade, não emitem gases nocivos ao efeito de estufa, poluem as águas subterrâneas ou esgotam quaisquer recursos naturais.

Além disso, ajuda a proteger o planeta, reduzindo a sua dependência de energia não renovável. Sempre que recorre à energia solar, em vez de utilizar combustíveis fósseis, ajuda a manter os recursos naturais da Terra intactos por mais algum tempo.

Sabia que a energia que o sol fornece à terra durante uma hora poderia satisfazer as necessidades energéticas globais durante um ano?

Sem dúvida, o sol é uma poderosa fonte de energia, e mesmo que não sejamos capazes senão de recolher uma fração desta energia, ao aproveitar esta energia instalando painéis solares pode fazer uma diferença considerável para o planeta.

Apesar de ter sido muito criticada por ser cara ou ineficiente, a energia solar já demonstrou ser altamente vantajosa – não só para o ambiente mas também para a economia particular.

Graças às concessões de painéis solares disponíveis, assim como aos preços cada vez mais competitivos no mercado, a energia solar tornou-se a principal fonte de energia para um número cada vez maior de famílias.

A tecnologia tem sido significativamente melhorada nos últimos anos e tem sido complementada por equipamentos de armazenamento de baterias solares, convertendo a energia solar numa fonte largamente mais eficiente de energia limpa.

Quão eficientes são os painéis fotovoltaicos? 3

De que são feitos os Painéis Solares?

O principal componente de qualquer painel solar é uma célula solar. São utilizadas várias células solares para construir um único painel solar.

Estas células são a parte do dispositivo que converte a luz solar em electricidade.

A maioria dos painéis solares é feita de células solares do tipo silício cristalino.

Estas células são compostas por camadas de silício, fósforo e boro (embora existam vários tipos diferentes de células fotovoltaicas). Estas células, uma vez produzidas, são dispostas num padrão de rede.

O número destas células utilizadas depende em grande parte do tamanho do painel a ser criado, uma vez que existem muitas opções de dimensionamento diferentes.

Uma vez as células dispostas, o próprio painel é selado para proteger as células no seu interior e coberto com um vidro não reflector.

Este vidro protege as células solares de danos, e é não-reflexo para assegurar que a luz solar ainda possa alcançar as células.

Uma vez selado, este painel é colocado numa estrutura metálica rígida. Esta estrutura é concebida para evitar deformações, e inclui um orifício de drenagem para evitar que a água se acumule no painel, uma vez que uma acumulação de água poderia reduzir a eficiência do painel.

Além disso, a parte de trás do painel é também selada para evitar danos.

Em palavras simples os painéis fotovoltaicos efectuam a conversão directa da luz em energia eléctrica utilizando materiais semicondutores, tais como o silício.

O efeito fotovoltaico é um fenómeno importante estudado em física e química.

painéis fotovoltaicos

Os painéis fotovoltaicos são melhores do que os painéis solares?

O solar térmico pode transformar cerca de 90% da radiação em calor, enquanto que o solar fotovoltaico tem uma eficiência entre 15% e 20%, embora as melhorias na tecnologia dos painéis estejam a ver este número aumentar consistentemente.

O solar fotovoltaico tem uma grande vantagem sobre o solar térmico na medida em que gera electricidade, enquanto que o solar térmico se dedica ao aquecimento de água ou ar.

Isto permite aos proprietários de energia solar fotovoltaica vender o excesso de electricidade de volta à rede e gerar um segundo rendimento sustentável.

O que é que se entende por efeito fotovoltaico?

O efeito fotovoltaico pode ser definido como sendo o aparecimento de uma diferença potencial (tensão) entre duas camadas de uma fatia semicondutora em que as condutividades são opostas, ou entre um metal e um semicondutor, sob o efeito de uma corrente de luz.

Sempre que somar as suas contas mensais, irá sorrir quando se aperceber das suas poupanças ao longo do ano, e terá o bónus adicional de saber que está a fazer algo para ajudar a sustentar o planeta.

4.6 / 5. Votos: 14

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/sugestoes/quao-eficientes-sao-paineis-fotovoltaicos/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Receitas

Patê de Tremoços

INGREDIENTES 100g tremoços descascados100g abacate10ml azeite25g avelãs tostadas (opcional)sumo de limão qb COMO PREPARAR Triture os tremoços em conjunto com o abacate e o azeite até fazer uma pasta Toste as avelãs numa frigideira,

mais   5486