Como abrir ostras facilmente

Receitas 3401 visitas 1 Comentario
Como abrir ostras facilmente 1

Abrir ostras frescas ostras é um processo delicado de abrir a casca e retirar a carne sem perder o néctar da ostra, que é o delicioso suco que fica lá dentro.

Conseguir passar pela casca dura para chegar às partes suculentas requer uma mão firme e os materiais certos.

As ostras ainda devem estar vivas quando for abri-las. Se elas já estiverem mortas, não são seguras para comer.

As ostras possuem diversos benefícios para a saúde, pois possuem uma quantidade grande nutrientes que são fundamentais para a saúde do nosso corpo. São moluscos bivalves que são consumidos por culturas no mundo todo.

Os níveis de zinco presente nas Ostras podem ajudar na taxa de cicatrização das feridas mais rápido, e impulsiona o sistema imunológico contra várias infecções e micróbios.

É uma fonte de ferro, que ajuda na circulação do sangue, porque é um componente fundamental para a formação de glóbulos vermelhos do sangue do corpo, e é principal defesa contra a anemia.

Além disso, o ferro e o zinco, junto com a vitamina B12 e Omega-3, ajudam a melhorar a saúde do cérebro, impulsionando a memória para ter um bom funcionamento.

abrir ostras
Como abrir ostras facilmente 2

Escolha as ostras com as seguintes características:

Um cheiro fresco de mar –  Ostras frescas têm um cheiro doce e salgado, como o ar junto ao mar. Se uma ostra cheirar mal ou “estragada”, provavelmente não está fresca.

Conchas fechadas Se a concha de uma ostra estiver aberta, é provável que ela já esteja morta. Bata levemente na concha, só por precaução. Se ela fechar imediatamente, a ostra está ainda viva e boa para comer.

Parece pesada Coloque a ostra na palma da mão. Se estiver bem pesada, isso significa que ela ainda está cheia de água do mar e provavelmente foi colhida recentemente. Se estiver estranhamente leve, a água do mar secou e ela já não está fresca.

Escovam-se e lavam-se as ostras em água corrente

Sugerimos que coloque o produto numa bancada, eventualmente sobre uma tábua de preparar alimentos ou sobre um pano e não aponte a faca directamente para a sua mão, para evitar acidentes.

Com a ponta de uma faca, faz-se pressão na junção da concha, levantando a parte superior da mesma.

Retiram-se as ostras e servem-se acompanhadas com gomos de limão.

Uma outra forma de abrir as ostras é introduzir a faca na lateral de forma a cortar o músculo que mantém a concha fechada.

Uma vez feito isso é só forçar a abertura da concha até que o Umbo se parta. As pessoas acostumadas a abrir ostras normalmente preferem esta técnica, sendo que a primeira é mais fácil para iniciantes.

É importante conhecer duas estruturas das ostras antes de tentar abri-las:

Umbo – é como uma dobradiça, é ele quem mantém as duas metades (conchas) da ostra juntas.
Músculo – designado simplesmente de músculo, é ele quem mantém as duas conchas unidas.

Instrumentos próprios

Existem facas especificas para se abrir uma ostra. Basicamente elas são mais largas para que possam ser giradas forçando a abertura da ostra.

Além de que, dispõe de uma estrutura que impede que a lâmina penetre a ostra ao ponto de sair pelo outro lado e eventualmente magoar a mão da pessoa que a está a tentar abrir.

4.7 / 5. Votos: 24

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 7
    Shares
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/cozinha/receitas/como-abrir-ostras-facilmente/
1 Comentário
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *