A casa de banho é provavelmente a zona da casa mais susceptível à contaminação e, portanto, o que necessita de mais cuidados na limpeza.
Manter esta divisão seca e ventilada é essencial para evitar a proliferação de bolores, germes e bactérias, mas como obter uma casa de banho perfeitamente limpa e desinfectada?
Aqui estão algumas dicas sobre como limpar minuciosamente a casa de banho.
Banheira
A água oxigenada ajuda a remover qualquer tipo de mancha e sujidade. Pulverize a banheira com a água oxigenada e deixe actuar meia hora e lave-a, depois, bem com água morna.
Há outra opção para remover as manchas que a sua banheira possa ter: coloque um saco de ácido cítrico (pode ser sumo de limão) em pó num copo de água.
Esfregue esta mistura com uma esponja sobre a banheira e deixe actuar 20 minutos. Lave com água morna.
Pode também utilizar uma mistura de sal com vinagre para retirar as manchas amarelas da banheira.

Azulejos
Se há um lugar na casa que é difícil de limpar, são sem dúvida as juntas de azulejo. Uma maneira de não se cansar demasiado é cuidar delas com frequência, sem esperar que escureçam.
Para uma limpeza eficaz e absolutamente ecológica, preparar um creme composto de água morna, peróxido de hidrogénio e uma colher de sopa de bicarbonato de soda.
Espalhar a mistura sobre as juntas dos azulejos da casa de banho e deixá-la actuar durante cerca de dez minutos. A acção do peróxido de hidrogénio com o bicarbonato de sódio provocará bolhas das quais sairão todos os resíduos de sujidade.
Remova-os e as juntas da sua casa de banho ficarão como novas.
Para limpar a sujidade entre os azulejos coloque uma quantidade de bicarbonato de sódio numa tigela.
Com uma escova de dentes velha embebida em água coloque sobre o bicarbonato de sódio e limpe os lugares sujos.
Após esfregar, lave a superfície com água morna. Os seus azulejos vão parecer como novos!
Cortina do chuveiro
Se a sua cortina do chuveiro estiver com manchas ou amarelada poderá utilizar uma mistura de água oxigenada com água nas mesmas proporções.
Poliban
Limpe a porta do poliban com uma esponja mergulhada em vinagre branco.
Para limpar os sinais de espuma marcados nas portas do poliban adicione 1 chávena de amaciador de roupa a ¼ de água morna.
Parquet? Limpe-o com cerveja e cera de abelha
Se escolheu um pavimento em parquet para a sua casa de banho, aqui está um método infalível para o polimento.
Ferva um litro de cerveja com uma colher de sopa de açúcar e duas colheres de chá de cera de abelha, que pode comprar nas ervanárias.
Deixar a mistura evaporar e arrefecer, espalhá-la no chão e limpá-la com um pano macio.
Se, por outro lado, quiser ver-se livre de alguns arranhões a mais, molhe um pano macio de lã com algumas gotas de azeite e limpe-o directamente sobre o parquet.
Qual e a dona de casa que não gosta de ler estas dicas? Parabéns pelo artigo.
Vou levar 🙂