Com o equipamento certo, engomar nunca foi tão fácil

Casa Decoração 192 visitas Comentar
Com o equipamento certo, engomar nunca foi tão fácil 1

Não é uma tarefa fácil, nem rápida e nem todos gostam, mas a verdade é vale a pena, pois as roupas ficam bem mais bonitas. Falamos de passar a ferro, pois claro.

E se concorda com o que dissemos, então, temos boas notícias para partilhar consigo: com algumas dicas poderá poupar tempo, a sua saúde e até recursos – gastando, como tal, menos eletricidade.

Como? Em primeiro lugar, deve escolher o ferro de engomar certo – um detalhe de grande importância e que fará toda a diferença.

Depois, bem… Para isso, tem de ler o resto do artigo.

Principais tipos de ferro de engomar

Se não possui este equipamento em casa e está a pensar em comprar um ou substituir o modelo bem velhinho por um mais recente, é importante que saiba que existem diferentes tipos de ferros de engomar.

Cada um deles são mais adequados a determinadas situações.

Confira as respetivas características.

Ferro de engomar a vapor com caldeira

Os ferros a vapor com caldeira permitem um engomar rápido e com excelentes resultados. A sua eficácia deve-se aos orifícios concentrados na ponta, bem como à caldeira de alta pressão, que permite, como tal, eliminar rugas de tecidos, mesmo aquelas mais teimosas e vincadas, numa só passagem.

Ferro de engomar gerador de vapor

Este tipo de equipamento é potente, leve e possui um depósito de água considerável, evitando que tenha de estar constantemente a abastecer o ferro.

Para quem não tem muita experiência nesta tarefa, este ferro é o mais indicado, visto que permite obter ótimos resultados, com o mínimo de esforço.

Ferro de engomar vertical

Os ferros de engomar verticais são ideais para dar aquele toque final nas peças de roupa que precisam apenas de pequenos ajustes, ou, então, para quando se muda o guarda-roupa sazonal.

Leve, fácil de usar e prático de transportar, poderá ainda ser o equipamento indicado para quem costuma viajar com frequência de precisa de estar sempre com a roupa impecável.

ferro de engomar

Passa a ferro mais rápido: veja como

Agora que já conhece os tipos de ferro de engomar mais comuns, está na altura de lhe revelar alguns segredos que lhe vão permitir agilizar esta tarefa:

– É fundamental verificar com toda a atenção o que diz a etiqueta da roupa sobre o processo de lavagem, secagem e engomagem, para não cometer nenhum erro;


– Sacuda bem as roupas após a lavagem, porque isto irá deixar o tecido muito mais esticado. Em peças de tecidos mais delicados ou no caso de blusas e camisas, há até quem as pendure a secar presas num cabide, para que não enruguem;


– Após tirar as roupas do estendal, deve dobrá-las de imediato e com cuidado, evitando criar vincos ou dobras mal feitas;


– No caso de peças mais complicadas, especialmente peças de linho, passe a ferro quando estas ainda se encontrarem um pouco humedecidas;


– Em peças de seda ou de veludo há uma regra que deve respeitar: estes materiais devem ser passados do avesso;


– Quando estiver a passar uma peça bordada esta deve também estar virada do avesso e pousada sobre uma toalha;


– Por sua vez, no caso de lãs e outros tecidos delicados ou sintéticos, deve evitar colocar o ferro de engomar diretamente na peça. Opte por colocar um pano de algodão ou uma cobertura apropriada entre a peça e o ferro;


– Evite passar a ferro sobre manchas e nódoas, porque tal vai marcar ainda mais a mancha e dificilmente a conseguirá retirar;


– Quando estiver a passar a ferro, comece primeiro pelas peças mais finas e fáceis e deixe as mais grossas e difíceis para o fim.

Experimente estes truques e verá como fica com a vida facilitada.

4.9 / 5. Votos: 18

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/para-casa/equipamento-certo-engomar-facil/
TAGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Limpeza

Como Limpar o Microondas

O microondas é um dos electrodomésticos mais usados na casa e, sem dúvida, um dos que mais se suja, principalmente as paredes internas, porque os alimentos espirram na parte de dentro. A limpeza do

mais   7327