Como tirar nodoas ?

Casa 1592 visitas 2 Comentarios

Azeite:

Pegue num pano e molhe-o em água quente. Esfregue o pano molhado sobre a nódoa e poderá ter removido com sucesso a sua nódoa. Esta dica costuma funcionar com nódoas pequenas. Se a nódoa secou, utilize liquido da louça para remover a mesma. Caso detergente da louça não funcione, tente com um shampoo para cabelos oleosos.

Café:

Faça uma mistura de vinagre de vinho e álcool em igual medida. Em seguida, coloque-a na máquina de lavar roupa, como faria normalmente.

Chocolate:

Retire o excesso, depois esfregue com uma solução de água morna e sabão e lave de seguida normalmente. Se o chocolate for muito gordo (com uma grande percentagem de manteiga de cacau) ou mousse de chocolate, esfregue a nódoa com água morna e sabão e antes de lavar aplique álcool ou água oxigenada.

Doces e Compotas de Fruta:

Primeiro retire com uma colher a maior quantidade possível de doce do tecido. Para limpar o resto, molhe a nódoa com água e depois esfregue-a com uma mistura de álcool e água em partes iguais. Se já estiver seca amoleça-a primeiro em água morna e de seguida esfregue-a com uma escova. Passe de seguida com álcool ou água oxigenada conforme a natureza do tecido e lave como habitualmente.

Fruta:

Enxagúe imediatamente em água fria, depois lave a nódoa com água e sabão. Nódoas que tenham secado devem ser dissolvidas com uma solução de glicerina e água morna em partes iguais. Deixe a nódoa embebida nesta solução durante 1 hora e depois lave na máquina. Em alternativa pode aplicar água oxigenada de 10 volumes numa solução de 1 parte para 3 de água e de seguida lavar à mão ou à máquina conforme a etiqueta da roupa.

Como tirar nodoas

Gordura:

Retire primeiro o excesso com um pano absorvente, ou em alternativa use pó de talco e espere que a gordura seja absorvida para o escovar em seguida. Esfregue a nódoa com sabão humedecido em água morna, se já tiver secado deixe de molho numa solução de água morna e sabão durante 1 hora e depois lave como habitualmente. As nódoas difíceis devem ser tratadas com benzina (um solvente gordo), antes da lavagem normal.

Ketchup:

As nódoas de ketchup na roupa, podem ser removidas com água gasosa.

Leite / Natas:

Lave o tecido com água morna e sabão e depois enxagúe a nódoa com uma solução de água e água oxigenada em partes iguais. Passe por água e lave como habitualmente.

Molho de Tomate:

Prepare uma solução em partes iguais de água morna e glicerina. Deixe a peça de molho por uma hora e lave em seguida com um detergente branqueador.

Ovo:

Cobrir a nódoa com sal e deixar actuar durante cerca de uma hora lavando de seguida.

Vinho:

Em manchas de vinho branco absorver com sal fino. No caso de serem manchas de vinho tinto, absorver com um pano humedecido em vinho branco. De seguida, lave com água e sabão.

Estas dicas só podem ser aplicadas em peças de roupa que possam ser lavadas e de acordo com a informação da etiqueta da peça.

Como tirar nodoas ?
4.7 (93.33%) 15 votos

TAGS
2 Comentários
  1. Pamela

    | Responder

    Gostei muito do artigo.

  2. Beatriz Pires

    | Responder

    Muito útil, obrigada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *