7 dicas e cuidados a ter antes de comprar casa usada

Casa 238 visitas 1 Comentario
7 dicas e cuidados a ter antes de comprar casa usada 1

Sugestões para um negócio imobiliário informado

Tem um negócio de aquisição de casa usada na forja? Boa! Mas antes de avançar para a compra, deve estar ciente de todos os passos a percorrer antes de tomar aquela que é uma das grandes decisões da vida.

Sabe-se que quando vemos uma casa que nos agrada o primeiro impulsivo é emotivo, o que tem um lado bom, mas outro contraproducente.

É que esta deve ser uma decisão altamente racional, atenta e informada, tendo em consideração vários aspetos. Combinando-os com a emoção que a casa desperta em si, pesando-os devidamente, tomando tudo em linha de conta – razão e coração – então sim, pode estar em condições de avançar para o negócio.

Elaborámos uma lista com 7 dicas fundamentais para que faça essa escolha de forma consciente, tendo em conta os prós e os contras que naturalmente, todas as decisões implicam.

Vamos a isto?

1.     Finanças pessoais

Faça uma análise extensiva às suas finanças. Deve ter em consideração os vários custos inerentes à compra de uma casa. Antes de mais, se recorrer a um empréstimo bancário deve ponderar o custo do crédito nas suas contas mensais, lembrando-se também que os bancos atualmente exigem não menos do que 10% de entrada para a compra de casa.

A partir do estado da casa, veja se esta precisa de obras de remodelação ou renovação, tendo em conta que os custos neste tipo de intervenção podem variar.

Pode precisar de obras mais estruturais ou apenas de uma empresa de desentupimentos como a Luso Esgotos para a manutenção de canalizações. Há mais custos a ponderar: o valor do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), e os custos mensais, relativos a água, gás, eletricidade e seguros. Para tudo isto devemos lembrar que a sua taxa de esforço não deve ser maior do que 30%.

2.     Mercado

De acordo com os dados mais recentes, o mercado imobiliário sofrerá algumas correções em breve. Devido à pandemia da Covid-19, as perdas no setor do Alojamento Local em 2020 foram na ordem dos 70%, o que pode fazer com que muitos proprietários coloquem as casas no mercado, seja para arrendamento ou venda.

Também o fim das moratórias de crédito pode colocar vários imóveis para o mercado e provocar uma eventual descida de preços. Em todo o caso, tudo isto é apenas especulação neste momento. Os factos são que, neste momento, os preços continuam a aumentar, embora a um ritmo mais lento que em anos anteriores, segundo dados do Banco de Portugal.

3.     A casa e o prédio

Se já viu uma casa que lhe interessa, veja bem qual o seu verdadeiro estado. Verifique se a instalação elétrica está operacional, se os canos não precisam de desentupimentos, se as ligações de gás estão seguras e as da água bem vedadas. Para além disso, deve verificar o estado geral do prédio, evitando quaisquer surpresas – e custos inesperados – com obras de condomínio.

4.     Localização

É importante saber o que pretende a nível de localização. Se procura um imóvel mais central num prédio de traça antiga, ou se quer algo mais moderno numa zona mais periférica, por exemplo. Qual é o seu bairro preferido? Onde fica a escola dos miúdos? A casa tem um espaço para trabalhar? Essencialmente, deve ter em consideração como a sua localização escolhida é servida a nível de serviços, comércio e transportes.

5.     Qual papel?

Deve consultar toda a documentação do imóvel na Conservatória do Registo Predial, onde confirmará se a casa tem ou não ónus pendentes como penhoras ou hipotecas. Exija o Certificado Energético do imóvel.

Este documento analisa a eficiência energética da casa e aponta soluções para a resolução de eventuais problemas. Caso o prédio tenha condomínio, deve pedir ao vendedor um comprovativo de pagamento das mensalidades do mesmo. Convém ainda confirmar se a casa tem o IMI pago.

6.     Luz Natural

É uma das características mais queridas por quem muda de casa: a luz solar. Uma casa com luz é mais confortável e quente, para além de apresentar desempenhos energéticos mais interessantes. Pouca luz não só é sinónimo de menos vida como de mais humidade, o que às vezes pode resultar em problemas.

7.     Agência imobiliária ou particulares?

Pode-se comprar casa usada através de particulares ou através de uma agência imobiliária. Estas têm a vantagem de terem em carteiras vários imóveis e agilizarem a burocracia inerente ao negócio. Contido, o valor do negócio nunca será tão bom quanto se este for tratado entre particulares.

4.6 / 5. Votos: 13

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 3
    Shares
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/para-casa/dicas-cuidados-comprar-casa-usada/
1 Comentário
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *