Como pedir um cartão de crédito online?

Investimentos 98 visitas Comentar
Como pedir um cartão de crédito online? 1

A lenta, mas sólida, digitalização da vida quotidiana que vínhamos experienciando ao longo dos últimos anos sofreu, neste estranho 2020, uma evolução assombrosa.

Uma boa parte daquilo que, em 2019, julgávamos demorar anos a desenvolver e incorporar-se no nosso dia-a-dia, passou num piscar de olhos a fazer parte da nossa rotina.

Aulas sem escola, trabalho transferido do escritório para a nossa sala de estar, renovação de documentos oficiais sem colocarmos um pé na conservatória e até fazer um cartão de crédito passou a ser possível sem que coloquemos um pé fora de casa ou andemos com uma resma de papéis debaixo do braço.

Os momentos disruptivos na história da Humanidade têm destas coisas.

Na maior das provações, apelamos ao melhor de nós para conseguir arranjar soluções que simplifiquem processos e tragam uma melhor normalidade à nossa vida.

Como referimos, hoje já é possível fazer o pedido de um cartão de crédito online sem termos a necessidade de nos deslocarmos a um balcão físico e andarmos literalmente aos papéis com toda a documentação requerida.

A partir do conforto do nosso lar e com um PC à frente dos nossos olhos ou um smartphone nas mãos, conseguimos numa fração de minutos contratualizar um cartão de crédito.

Apesar da facilidade e rapidez, há que ter em mente determinados pormenores.

O primeiro deles prende-se com algo que deve estar sempre à frente de qualquer decisão de índole financeira: a necessidade.

a) avalie a sua necessidade

Deve avaliar se realmente necessita de um cartão de crédito e para que fim dele precisa.

Por exemplo, se precisa do cartão para gastos no supermercado ou compras de material escolar para o seu filho, poderá desejar contratualizar um cartão que lhe dê até 50 dias de crédito gratuito (sem o pagamento de juros) e que possa usufruir de cashback ou de diversos descontos e promoções. Caso o objetivo seja viajar, a escolha poderá recair sobre um cartão que que lhe permita acumular milhas e que tenha por exemplo um seguro de assistência em viagem.

b) simule e compare

Com uma ideia segura do que queremos e para que fim o destinamos, o passo seguinte deve passar por comparar as diversas ofertas existentes no mercado.

Numa simples pesquisa na internet encontramos simuladores ou comparadores online que nos ajudam a fazer a escolha que mais se adequa às nossas necessidades.

As especificidades que afloramos no paragrafo anterior devem ser transpostas para o simulador, isto é, se a intenção é aderir a um cartão de crédito sem anuidade ou a um que venha com oferta de cashback, são esses os parâmetros que deve definir na sua comparação.

c) analisar a escolha

Depois de analisados as ofertas existentes e escolhido a solução, deve fazer uma visita preparatória ao site da instituição onde pensa contratualizar o seu cartão de crédito para se informar melhor de como iniciar o seu pedido de adesão, ler com atenção as condições e perceber que informação pessoal lhe vai ser requisitada.

Se nada falhou na sua apreciação da oferta, o passo seguinte passa por recolher a documentação necessária.

d) documentação

Já não precisa de se deslocar a um balcão física ou andar com fotocópias para trás e para a frente, mas continuam a ser necessários comprovativos de identidade, morada, contribuições e rendimentos, para não falar do próprio contrato de adesão, com a diferença de que agora são os bits que os carregam digitalmente.

e) adesão

Com tudo preparado, basta-lhe aceder ao site da instituição, carregar onde diz “Aderir ao serviço” ou “adquirir cartão” e seguir todos os procedimentos indicados. Por norma a aprovação é dada entre 24 a 48 horas, e em algumas entidades em menos de 30 minutos obtém uma resposta definitiva.

f) caso prático

Tomemos o João por cobaia. O João tem em mãos uma lista infindável de material escolar para comprar para o regresso às aulas do seu filho mais novo.

Acresce a isto a vontade do João fazer, finalmente, aquela assinatura Netflix que anda a namorar há uns meses.

Sinalizada a necessidade e analisado o mercado, o nosso João opta pelo cartão Atitude Unibanco.

A possibilidade de aderir a um cartão sem anuidade, com possibilidade de 20 a 50 dias sem juros, fracionamento do pagamento das compras em 3x vezes sem juros (para compras a partir de 300€) e a campanha “Regresso às Aulas” com oferta de cashback que lhe vai permitir reaver uma parte dos gastos com o material escolar foram os argumentos que seduziram o João.

Como o João tem mais de 21 anos, tem residência permanente em Portugal, tem uma atividade profissional remunerada e declarada em Portugal e fez sempre os seus pagamentos a tempo, basta-lhe reunir o documento de identificação (BI ou Cartão de Cidadão), o de contribuinte (caso não detenha um Cartão de Cidadão), um Comprovativo de IBAN, um comprovativo de rendimento (último vencimento) e um comprovativo de morada.

Como pedir um cartão de crédito online

Documentos reunidos, na mesma página Unibanco onde encontrou esta informação, o João tem um botão de “Adira Já” que o lança imediatamente no preenchimento do formulário de adesão, findo o qual deve assinar o contrato através de código SMS.

Ao contrário da pandemia, pedir um cartão de crédito online é simples e rápido.

Uma pitada de literacia financeira, um acesso à internet e uns minutos do seu tempo, é quanto basta para ter um cartão de crédito na mão à medida das suas necessidades, quaisquer que elas sejam.

4.3 / 5. Votos: 12

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/investimentos/cartao-de-credito-online/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *