Quer se trate de um cozinheiro doméstico, ou de um chef profissional, as facas são possivelmente as ferramentas mais utilizadas e importantes da sua cozinha.
Para manusear facas de cozinha, o que deve fazer em primeiro lugar é agarrar nas facas como se fosse dar as mãos ao cabo. Ao pegar na faca o dedo indicador tem que ficar do lado de fora da lâmina.
Os outros três dedos pressionam a parte de cima do cabo, próximo da lâmina. A faca de cozinha deve permanecer paralela ao seu corpo para que consiga cortes mais precisos.
Ao agarrar a faca, a ponta e a lâmina devem permanecer sempre para baixo.
Para sentir mais segurança no manuseio, é fundamental perceber a função de cada faca.
Abaixo encontrará os vários tipos de facas existentes e para que são utilizadas, para o ajudar a encontrar facas à medida das suas necessidades.
Faca de cozinheiro
A faca de cozinheiro é a vedeta dos utensílios de cozinha. Traçada para ser multifacetada, a faca de cozinheiro é bastante resistente para cortar carne e tubérculos grandes, e ao mesmo tempo suficientemente delicada para picar ervas aromáticas e cortar fruta.
Faca do pão
A faca do pão foi idealizada para cortar todos os tipos de pão e de vegetais moles com facilidade. A lâmina dentada (serrilha) possibilita cortar de forma limpa tanto tomates como côdeas duras.
Tenha em atenção que esta faca NUNCA deve ser utilizada no corte de carnes.
Faca para descascar
A faca para descascar deixa trabalhar de maneira mais eficaz do que as facas grandes quando temos de executar trabalhos mais minuciosos, tais como limpar e descascar frutas e legumes.
Esta faca pequena e leve serve quase como uma extensão da mão.
Faca para legumes
A faca para legumes é especialmente útil para cortar em juliana, picar e cortar todos as variedades de legumes em tiras. A lâmina larga dá melhor e maior estabilidade à faca. Dispõe de uma lâmina de 5 a 10 cm, resistente e corte liso.
A lâmina apresenta um design especial com alvéolos que deixam entrar o ar na superfície de corte, impedindo assim que os alimentos cortados fiquem presos à lâmina.
Faca multiusos
A faca multiusos é escassamente inferior do que a faca de cozinheiro, mas é da mesma forma polivalente. É adequada para praticamente todas as necessidades de preparação de alimentos, como fatiar fruta, queijos, legumes, etc.
Faca para filetar
A faca para filetar é adequado para aparar carne, desossar e arranjar peixe, diminuindo o desperdício. A lâmina é fina e flexível para permitir acompanhar os contornos do que se está a cortar.
A flexibilidade da lâmina é o aspeto mais importante da faca para filetar e o que a torna especial comparativamente com outras facas.
Cutelo
O cutelo auxilia na tarefa de dividir grandes pedaços de carne e de cortar em juliana os vegetais. A lâmina é grande e larga (perfeita para martelar e tornar mais tenra a carne) e o peso do cutelo permite realizar com mais força ao preparar os alimentos.
Com 12 a 26 cm de lâmina retangular é na realidade o machado da cozinha.
Cutelo chinês
O cutelo chinês serve para picar e fatiar legumes e carne. A faca dispõe de uma lâmina grande e larga com muita firmeza para picar e fatiar legumes e carne.
Por ser versátil, é um utensílio fundamental para cozinheiros experientes em cozinha asiática.
Da mesma maneira é importante saber como conservar as facas de cozinha. Para isso, recorra a um fúsil ou pedra de afiar que devolve o fio das facas e melhora-o.
Além de que, após serem usados, os utensílios devem ser limpos com água morna, detergente e um pano para retirar restos de comida e outras sujidades.
Quanto mais tempo as facas ficarem sujas e húmidas, maior é a degradação do aço e da lâmina.
Sempre que possível, recorra a tábuas de plástico ou de madeira, porque as opções em ardósia, por exemplo, irão danificar as ferramentas.