Saiba como escolher uma boa faca de cozinha

Cozinha 219 visitas Comentar
Saiba como escolher uma boa faca de cozinha 1

Quer se trate de um cozinheiro doméstico, ou de um chef profissional, as facas são possivelmente as ferramentas mais utilizadas e importantes da sua cozinha.

Para manusear facas de cozinha, o que deve fazer em primeiro lugar é agarrar nas facas como se fosse dar as mãos ao cabo. Ao pegar na faca o dedo indicador tem que ficar do lado de fora da lâmina.

Os outros três dedos pressionam a parte de cima do cabo, próximo da lâmina. A faca de cozinha deve permanecer paralela ao seu corpo para que consiga cortes mais precisos.

Ao agarrar a faca, a ponta e a lâmina devem permanecer sempre para baixo.

Para sentir mais segurança no manuseio, é fundamental perceber a função de cada faca.

Abaixo encontrará os vários tipos de facas existentes e para que são utilizadas, para o ajudar a encontrar facas à medida das suas necessidades.

Faca de cozinheiro

A faca de cozinheiro é a vedeta dos utensílios de cozinha. Traçada para ser multifacetada, a faca de cozinheiro é bastante resistente para cortar carne e tubérculos grandes, e ao mesmo tempo suficientemente delicada para picar ervas aromáticas e cortar fruta.

Faca do pão

A faca do pão foi idealizada para cortar todos os tipos de pão e de vegetais moles com facilidade. A lâmina dentada (serrilha) possibilita cortar de forma limpa tanto tomates como côdeas duras.

Tenha em atenção que esta faca NUNCA deve ser utilizada no corte de carnes.

Faca para descascar

A faca para descascar deixa trabalhar de maneira mais eficaz do que as facas grandes quando temos de executar trabalhos mais minuciosos, tais como limpar e descascar frutas e legumes.

Esta faca pequena e leve serve quase como uma extensão da mão.

Faca para legumes

A faca para legumes é especialmente útil para cortar em juliana, picar e cortar todos as variedades de legumes em tiras. A lâmina larga dá melhor e maior estabilidade à faca. Dispõe de uma lâmina de 5 a 10 cm, resistente e corte liso.

A lâmina apresenta um design especial com alvéolos que deixam entrar o ar na superfície de corte, impedindo assim que os alimentos cortados fiquem presos à lâmina.

facas

Faca multiusos

A faca multiusos é escassamente inferior do que a faca de cozinheiro, mas é da mesma forma polivalente. É adequada para praticamente todas as necessidades de preparação de alimentos, como fatiar fruta, queijos, legumes, etc.

Faca para filetar

A faca para filetar é adequado para aparar carne, desossar e arranjar peixe, diminuindo o desperdício. A lâmina é fina e flexível para permitir acompanhar os contornos do que se está a cortar.

A flexibilidade da lâmina é o aspeto mais importante da faca para filetar e o que a torna especial comparativamente com outras facas.

Cutelo

O cutelo auxilia na tarefa de dividir grandes pedaços de carne e de cortar em juliana os vegetais. A lâmina é grande e larga (perfeita para martelar e tornar mais tenra a carne) e o peso do cutelo permite realizar com mais força ao preparar os alimentos.

Com 12 a 26 cm de lâmina retangular é na realidade o machado da cozinha.

Cutelo chinês

O cutelo chinês serve para picar e fatiar legumes e carne. A faca dispõe de uma lâmina grande e larga com muita firmeza para picar e fatiar legumes e carne.

Por ser versátil, é um utensílio fundamental para cozinheiros experientes em cozinha asiática.

afiar faca

Da mesma maneira é importante saber como conservar as facas de cozinha. Para isso, recorra a um fúsil ou pedra de afiar que devolve o fio das facas e melhora-o.

Além de que, após serem usados, os utensílios devem ser limpos com água morna, detergente e um pano para retirar restos de comida e outras sujidades.

Quanto mais tempo as facas ficarem sujas e húmidas, maior é a degradação do aço e da lâmina.

Sempre que possível, recorra a tábuas de plástico ou de madeira, porque as opções em ardósia, por exemplo, irão danificar as ferramentas.

Pode encontrar facas, machados, serras, etc… na loja epda.

4.2 / 5. Votos: 16

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/cozinha/saiba-escolher-faca-cozinha/
TAGS

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Casa

O que é um colchão de molas ensacadas?

Os colchões de molas ensacadas oferecem um óptimo apoio, distribuindo uniformemente o peso do corpo. Também não vai sentir demasiado calor, pois a construção de molas abertas permite que o ar circule. Escolha um

mais   555