
Já sabe que utilizar o seu grelhador é uma das melhores formas de cozinhar o jantar durante o Verão.
Não só tem a garantia de uma refeição deliciosa, como o facto de levar a cozinha para o exterior mantém a casa fresca.
O que talvez não saiba é que a sua frigideira de ferro fundido favorita pode ir para o exterior consigo.
Se se limita a cozinhar apenas itens que não caem nas grelhas, está a perder toda uma categoria de refeições fáceis: pense em marisco delicado, acompanhamentos picantes e até produtos de pastelaria como pão de milho.
Porque deve grelhar com uma frigideira de ferro fundido
Tudo o que uma frigideira de ferro fundido da velha guarda consegue fazer no fogão ou no forno é válido para o grelhador.
Afinal de contas, esta frigideira resistente como as unhas foi inventada quando cozinhar sobre o fogo era a única opção – por isso, o facto de ter um bom desempenho sobre as chamas relativamente mansas de um grelhador a gás ou a carvão não deve ser uma surpresa.
Nunca utilizar uma frigideira de aço inoxidável no grelhador
Se está a pensar se uma frigideira de aço inoxidável pode ser a substituta do ferro fundido, a resposta curta é não. As frigideiras de aço inoxidável só podem suportar até 260º antes de se deformarem e descolorarem.
Embora a maioria dos grelhadores a gás não ultrapasse os 280º, uma unidade a carvão pode chegar aos 370º.
O nosso melhor conselho? Leve a sua frigideira de ferro fundido para o grelhador – mas mantenha as suas panelas de aço inoxidável na cozinha.
O que grelhar numa frigideira de ferro fundido
Não sabe o que fazer quando cozinha com a sua frigideira de ferro fundido no grelhador? Churrasco?
Temos algumas ideias.
Peixe
O peixe é um óptimo lugar para começar. O marisco pode ser difícil de cozinhar directamente no grelhador: é delicado e pode colar-se às grelhas – e se estiver a cozinhar peixes mais pequenos (como o camarão), estes podem até cair.
A utilização de uma frigideira permite-lhe cozinhá-los de forma segura e protegida. Outro bónus: cozinhar peixe ao ar livre traz o bónus adicional de evitar um odor a peixe dentro de casa.
Receitas como a nossa Truta frita na frigideira e esta frigideira de peixe de inspiração mediterrânica foram desenvolvidas para irem do grelhador para a mesa, por isso não precisa de jogar jogos de adivinhação com a temperatura e o tempo.

Refeições com vários pratos
Utilizar uma frigideira no grelhador é também uma excelente forma de fazer um jantar completo rapidamente.
Grelhe bifes numa área do grelhador enquanto cozinha um acompanhamento de Crisp de Tomate Cereja noutra – ou grelhe hambúrgueres ao mesmo tempo que salteia cogumelos para cobrir os hambúrgueres.
Cozinhados fáceis
Se lhe apetecer pão de milho para acompanhar as costeletas de porco grelhadas, ou se quiser mesmo fazer uma sobremesa de fruta assada (mas não quer ligar o forno), confie na sua fiel frigideira de ferro fundido e no grelhador.
Um pão de milho fácil é bem adequado para a frigideira; o ferro fundido dá-lhe uma crosta deliciosa e o grelhador fornece todo o calor de que necessita para cozer. Procura alguma magia para o último prato?
Há muitas sobremesas de fruta para fazer no grelhador, por exemplo um crumble de pêssego. No entanto, terá de ir ao interior para ir buscar o gelado.

Como adaptar as receitas de frigideira para o grelhador
Quando se trata de adaptar as suas receitas favoritas da frigideira ou do forno para o grelhador, não pense demasiado. Basta seguir estas directrizes:
Se uma receita lhe disser para aquecer a sua frigideira em lume médio-alto, coloque o seu grelhador em lume médio-alto e monitorize o termómetro incorporado que é padrão na maioria dos grelhadores (vai querer que esteja a cerca de 200º).
Coloque a sua frigideira no grelhador, adicione o óleo e espere que este fique fino e “cintilante” na frigideira; esta é a pista visual de que necessita para adicionar os ingredientes. Para as receitas que pedem uma temperatura média-baixa ou média, escolha 180º.
Assim que o grelhador atingir os 215º ou mais, está suficientemente quente para grelhar legumes para um refogado ou para obter um bom selado numa costeleta de porco.
Para converter uma receita de forno para o grelhador, é ainda mais simples: Basta fechar a tampa.
Como pode ver, é fácil utilizar a sua frigideira de ferro fundido no grelhador – e, ao fazê-lo, abre todo um mundo de pratos que pode cozinhar no exterior.
Quando começar a utilizar esta nova técnica, esteja atento à verificação do termómetro para ver se a temperatura flutua e ajuste o calor conforme necessário.
Além disso, confie nos sinais visuais quando necessário. Acima de tudo, desfrute da liberdade recém-descoberta de grelhar muitos pratos diferentes que nunca tinha feito ao ar livre.