Como reconhecer um AVC e o que fazer?

Saude 292 visitas Comentar

O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal. Em todo o mundo, estima-se que a cada segundo uma pessoa sofre um AVC e a cada 6 segundos o AVC é responsável pela morte de alguém.

Muito reduzidamente, um acidente vascular cerebral ocorre quando há um bloqueio na chegada de sangue a certa zona do cérebro, devido a uma obstrução de uma ou mais artérias (AVC Isquémico) ou ao rompimento de uma artéria ocorrendo um derrame cerebral (AVC Hemorrágico).

Como reconhecer um AVC:

Há 4 passos que devem ser seguidos para reconhecer um AVC.

Peça à pessoa para rir (ela não vai conseguir).

Peça à pessoa para dizer uma frase simples (por exemplo: hoje está um dia bonito).

Peça à pessoa para levantar os dois braços (não vai conseguir bem).

Peça à pessoa para mostrar a língua (se a língua estiver torta ou virar dum lado para o outro, é um sintoma).

Se a pessoa tem alguns destes sintomas chamar imediatamente o médico, descrever os sintomas ao telefone.

reconhecer um AVC

Muitos especialistas alertam que, além da hipertensão, colesterol e diabetes existem outros fatores que aumentam o risco de sofrer um Acidente vascular cerebral, como tabagismo, obesidade, falta de atividade física e dieta pobre.

Um cardiologista disse, se for possível divulgar estas dicas a um número elevado de pessoas, podemos ter a certeza, que alguma vida – eventualmente a nossa própria possa ser salva.

É lamentável que sendo uma doença tão grave e com um impacto tão acentuado a nível mundial estes sinais não sejam mais vezes divulgados para todos podermos ajudar o próximo.

Quais são as consequências de um AVC?

As consequências de um AVC dependem da zona e da extensão dos danos. Há vários problemas e incapacidade que resultam de um acidente deste tipo, o processo de recuperação é gradual e pode demorar mais de um ano ou mais.

Nestes casos, a paciência, para doentes e cuidadores, é a melhor arma.

Como reconhecer um AVC e o que fazer?
4.7 (93.13%) 32 votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Limpeza

Como limpar os peluches?

Para limpeza e remoção de ácaros dos peluches, coloque uma bacia com sabão em pó, misture bem, até fazer espuma, usar essa espuma, esfregando por todo o peluche, tire o excesso de espuma e

mais   4252