Saiba como cultivar alfazemas

Casa 202 visitas 2 Comentarios

ALFAZEMAS

Escolha um local que apanhe muito sol – A alfazema é uma planta muito resistente, tanto ao frio como ao calor, devendo ser plantada em jardins, canteiros ou floreiras com grande exposição solar. Tolera ainda as geadas do inverno e os dias de calor mais tórridos no verão.

Plante as alfazemas em solos com boa drenagem – Pouco exigente a este nível, esta planta adapta-se a qualquer tipo de solos, desde que estes tenham uma boa drenagem. A característica mais importante do solo onde queremos plantar as alfazemas é uma estrutura que garanta uma boa drenagem.

Nos solos argilosos e sujeitos a encharcamentos, estes arbustos não se desenvolvem e acabam por morrer. Em vasos ou floreiras, coloque sempre argila expandida no fundo do recipiente, para garantir um bom desenvolvimento.

 

Saiba como cultivar alfazemas

Regue gota a gota – O tipo de rega indicado deve ser o sistema gota a gota no pé das plantas. Deve evitar a rega por aspersão para não molhar as folhas. Depois de bem estabelecidas e enraizadas, as alfazemas são bastante tolerantes à seca.

Pode todos os anos – É essencial podar as alfazemas todos os anos. Deve realizar a poda preferencialmente no fim do verão ou no início da primavera e evitar fazê-la no outono e no inverno.

Esta operação é fundamental para incentivar o novo crescimento e evitar que as plantas fiquem muito lenhosas. Pode cerca de um terço da planta, eliminando todas as flores secas e respetivas hastes florais.

 

Todas as alfazemas devem ser colocadas num local bem exposto ao sol, pois em locais sombrios terão crescimento e floração pobres e tempo de vida reduzido.

Saiba como cultivar alfazemas
4.4 (87.27%) 11 votos

2 Comentários
  1. Carlota

    | Responder

    Adoro alfazema!

  2. Célia Sousa

    | Responder

    Esta planta traz-me paz e tranquilidade

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *