Conheça os diferentes tipos de farinha

Casa 321 visitas Comentar

A farinha de trigo é um ingrediente essencial para fazer bolos e massas. No entanto, outros tipos de farinha começaram a ganhar destaque nos mercados.

Lista de Diferentes tipos de Farinha

Farinha Flor / T45 – A farinha de trigo do tipo 45 é a mais refinada e branca, sendo adequada para a confecção de massas muito leves e fofas, como o fritos, pão-de-ló ou tortas.

Farinha Superfina / T55 – A farinha de trigo do tipo 55 é adequada para a confecção de bolos, tartes e pasteis, podendo também ser utilizada na confecção de massas levedas, é o tipo de farinha mais comum, boa para praticamente tudo.

Farinha Para Fritos / T45 a T55 – A combinação de farinha refinada com sêmola dura, cria uma farinha que tanto é fofa como fica bem estaladiça, perfeita para criar fritos.

Farinha Fina / T65 – A farinha de trigo do tipo 65 é a mais adequada para a confecção do pão, embora também possa ser utilizada na confecção de bolos, tartes, pastéis, bolachas, empadas e massas levedas, especialmente quando queres algo um pouco mais rústico.

Farinha Fina / T65 (Corrigida) –É uma farinha para pães que tem correcções enzimáticas e antioxidante, usada para uns tipos específicos de pães como a regueifa (mesmo que muitas vezes faz-se regueifa bem com a T65 normal) ou pães de mais longa duração (pães embalados).

Farinha Semi-Integral / T80 a T110 – A farinha de trigo do tipo 80 é utilizada na panificação, na confecção de pães semi-integrais, basicamente é uma farinha com uma percentagem já razoável de casca.

Farinha Integral / T150 – A farinha de trigo do tipo 150 é utilizada na panificação, na confecção de pães integrais, no entanto como apresenta uma moagem mais grossa que as outras farinhas, o resultado é um pão mais denso e pesado, daí que muitas vezes é misturado com farinha T65 para criar um pão mais leve mas ainda integral.

Farinha de Centeio / T70 – Esta farinha é similar a moagem de uma farinha de trigo T65 mas com centeio perfeito para mistura com farinha de trigo ou pães fofos de centeio.

Farinha de Centeio / T85 a T130 – Uma farinha mais rústica a escura de centeio boa para fazer broas e outros pães maiores e mais densos.

Farinha de Arroz – Bom para todo o género de fritos como também para pães especialmente se forem cozidos (como é normal nas tradições orientais).

Conheça os diferentes tipos de farinha

Farinha de Milho / T70 – Boa para criar todo o género de biscoitos e pães, como também muito usada como alternativa a farinha comum ou pão ralado como cobertura para frituras (como por exemplo o choco frito).

Farinha de Milho Branco – Tem usos similares à farinha de milho mas o milho branco tende a ser colhido mais novo logo este tem mais açúcar e menos amido que o amarelo, isto é podem ter os mesmos usos mas vão ter aparecia diferente e sabor ligeiramente diferente.

Farinha Multi cereais – Uma farinha de panificação normalmente incorpora uma mistura de farinhas e sementes.

Farinha de Alfarroba – Usado em alguns tipos de pães normalmente misturada com farinha de trigo, dá uma cor escura e um sabor característico.

Farinha de Soja – Farinha criada a partir da soja, pode ser usada para criar leite de soja, mas também é um bom aditivo em substituição da farinha de trigo, para pães, bolos, etc.

Farinha de Soja Torrada (Kinako) – Basicamente é usada como cobertura e textura em vários pratos, em especial doces.

Farinha de Trigo Espelta – Mais saudável e bom para pães, é uma variedade diferente do trigo comum, vende-se normalmente em lojas de produtos naturais, o sabor é similar ao do trigo com um travo aromático azedo.

diferentes tipos de farinha

Farinha de Trigo Sarraceno (Mourisco) – Outra semente, também ligeiramente mais saudável que o trigo comum, vende-se normalmente em lojas de produtos naturais, o sabor é mais simples, é tradicionalmente usado para papas, para fazer massa de crepes ou fazer soba (uma massa tradicional japonesa).

Farinha de Aveia – Bem saudável, pode ser usada como uma farinha comum para bolos, pães, muitas vezes é usada como aditivo para diminuir farinha de trigo ou tornar algum prato um pouco mais saudável.

Farinha de Grão (Grão de bico) – É a farinha criada fazendo em pó grão de bico, muito utilizada nas culinárias Judaica, Indiana, Árabe, Argentina e Italiana.

Farinha de Amêndoa – É a farinha criada por triturar amêndoas sem casca, utilizada para fazer doces com massapão ou como aditivo a bolos.

Farinha de Cevada – Outro cereal um pouco mais saudável que o trigo, a cevada é muito usada na preparação de por exemplo cerveja, mas esta também é usada tal como a farinha de aveia como aditivo para tornar um prato mais saudável.

Sêmolas de trigo, milho, etc – Basicamente é a farinha mal moída, é usa acima de tudo como aditivo para tornar por exemplo um pão mais integral ou dar textura para um prato ficar mais saudável e rústico, visto que a sêmola é muito menos processada e logo ainda tem muitas das suas características saudáveis como fibra.

Farelos de trigo, aveia, etc – É a casca dos cereais (as sêmolas são a combinação do farelo com a farinha), é mais outro aditivo bom visto ser muito rico em fibras.

Amidos de trigo, mandioca, arroz, milho, batata, etc – É retirar da farinha a parte do amido (o hidrocarbonato), este depois pode ser usado para engrossar molhos ou tornar bolos ou outros pratos mais suaves, a marca mais conhecida em Portugal é a Maizena.

COMO CONSERVAR TODOS OS TIPOS DE FARINHA?

Para aumentar a durabilidade de todos tipos de farinha, guarde em embalagens bem fechadas ou potes de vidros, longe de produtos com cheiro forte, já que as farinhas absorvem odores.

Conheça os diferentes tipos de farinha
4.9 (98.89%) 18 voto[s]


Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/para-casa/tipos-de-farinha/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Beleza

As utilidades do pó de talco

No Verão, em noites quentes, espalhe um pouco de pó de talco nos lençóis para obter uma sensação de frescura e suavidade como se tivesses sido acabados de colocar. Para ajudar a eliminar nódoas

mais   3170