Conheça os diferentes tipos de farinha

Casa 955 visitas Comentar

A farinha de trigo é um ingrediente essencial para fazer bolos e massas. No entanto, outros tipos de farinha começaram a ganhar destaque nos mercados.

Lista de Diferentes tipos de Farinha

Farinha Flor / T45 – A farinha de trigo do tipo 45 é a mais refinada e branca, sendo adequada para a confecção de massas muito leves e fofas, como o fritos, pão-de-ló ou tortas.

Farinha Superfina / T55 – A farinha de trigo do tipo 55 é adequada para a confecção de bolos, tartes e pasteis, podendo também ser utilizada na confecção de massas levedas, é o tipo de farinha mais comum, boa para praticamente tudo.

Farinha Para Fritos / T45 a T55 – A combinação de farinha refinada com sêmola dura, cria uma farinha que tanto é fofa como fica bem estaladiça, perfeita para criar fritos.

Farinha Fina / T65 – A farinha de trigo do tipo 65 é a mais adequada para a confecção do pão, embora também possa ser utilizada na confecção de bolos, tartes, pastéis, bolachas, empadas e massas levedas, especialmente quando queres algo um pouco mais rústico.

Farinha Fina / T65 (Corrigida) –É uma farinha para pães que tem correcções enzimáticas e antioxidante, usada para uns tipos específicos de pães como a regueifa (mesmo que muitas vezes faz-se regueifa bem com a T65 normal) ou pães de mais longa duração (pães embalados).

Farinha Semi-Integral / T80 a T110 – A farinha de trigo do tipo 80 é utilizada na panificação, na confecção de pães semi-integrais, basicamente é uma farinha com uma percentagem já razoável de casca.

Farinha Integral / T150 – A farinha de trigo do tipo 150 é utilizada na panificação, na confecção de pães integrais, no entanto como apresenta uma moagem mais grossa que as outras farinhas, o resultado é um pão mais denso e pesado, daí que muitas vezes é misturado com farinha T65 para criar um pão mais leve mas ainda integral.

Farinha de Centeio / T70 – Esta farinha é similar a moagem de uma farinha de trigo T65 mas com centeio perfeito para mistura com farinha de trigo ou pães fofos de centeio.

Farinha de Centeio / T85 a T130 – Uma farinha mais rústica a escura de centeio boa para fazer broas e outros pães maiores e mais densos.

Farinha de Arroz – Bom para todo o género de fritos como também para pães especialmente se forem cozidos (como é normal nas tradições orientais).

Conheça os diferentes tipos de farinha

Farinha de Milho / T70 – Boa para criar todo o género de biscoitos e pães, como também muito usada como alternativa a farinha comum ou pão ralado como cobertura para frituras (como por exemplo o choco frito).

Farinha de Milho Branco – Tem usos similares à farinha de milho mas o milho branco tende a ser colhido mais novo logo este tem mais açúcar e menos amido que o amarelo, isto é podem ter os mesmos usos mas vão ter aparecia diferente e sabor ligeiramente diferente.

Farinha Multi cereais – Uma farinha de panificação normalmente incorpora uma mistura de farinhas e sementes.

Farinha de Alfarroba – Usado em alguns tipos de pães normalmente misturada com farinha de trigo, dá uma cor escura e um sabor característico.

Farinha de Soja – Farinha criada a partir da soja, pode ser usada para criar leite de soja, mas também é um bom aditivo em substituição da farinha de trigo, para pães, bolos, etc.

Farinha de Soja Torrada (Kinako) – Basicamente é usada como cobertura e textura em vários pratos, em especial doces.

Farinha de Trigo Espelta – Mais saudável e bom para pães, é uma variedade diferente do trigo comum, vende-se normalmente em lojas de produtos naturais, o sabor é similar ao do trigo com um travo aromático azedo.

diferentes tipos de farinha

Farinha de Trigo Sarraceno (Mourisco) – Outra semente, também ligeiramente mais saudável que o trigo comum, vende-se normalmente em lojas de produtos naturais, o sabor é mais simples, é tradicionalmente usado para papas, para fazer massa de crepes ou fazer soba (uma massa tradicional japonesa).

Farinha de Aveia – Bem saudável, pode ser usada como uma farinha comum para bolos, pães, muitas vezes é usada como aditivo para diminuir farinha de trigo ou tornar algum prato um pouco mais saudável.

Farinha de Grão (Grão de bico) – É a farinha criada fazendo em pó grão de bico, muito utilizada nas culinárias Judaica, Indiana, Árabe, Argentina e Italiana.

Farinha de Amêndoa – É a farinha criada por triturar amêndoas sem casca, utilizada para fazer doces com massapão ou como aditivo a bolos.

Farinha de Cevada – Outro cereal um pouco mais saudável que o trigo, a cevada é muito usada na preparação de por exemplo cerveja, mas esta também é usada tal como a farinha de aveia como aditivo para tornar um prato mais saudável.

Sêmolas de trigo, milho, etc – Basicamente é a farinha mal moída, é usa acima de tudo como aditivo para tornar por exemplo um pão mais integral ou dar textura para um prato ficar mais saudável e rústico, visto que a sêmola é muito menos processada e logo ainda tem muitas das suas características saudáveis como fibra.

Farelos de trigo, aveia, etc – É a casca dos cereais (as sêmolas são a combinação do farelo com a farinha), é mais outro aditivo bom visto ser muito rico em fibras.

Amidos de trigo, mandioca, arroz, milho, batata, etc – É retirar da farinha a parte do amido (o hidrocarbonato), este depois pode ser usado para engrossar molhos ou tornar bolos ou outros pratos mais suaves, a marca mais conhecida em Portugal é a Maizena.

COMO CONSERVAR TODOS OS TIPOS DE FARINHA?

Para aumentar a durabilidade de todos tipos de farinha, guarde em embalagens bem fechadas ou potes de vidros, longe de produtos com cheiro forte, já que as farinhas absorvem odores.

4.8 / 5. Votos: 50

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 2
    Shares
Artigo colocado por Diogo Dias em 23 Março, 2019.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/para-casa/tipos-de-farinha/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *