
A exposição constante aos ecrãs de computador geram sintomas de vista cansada, uma das principais doenças oculares.
Este mal atinge cerca de 90% das pessoas que ficam expostas aos computadores. Vale ressalvar, aliás, que os ecrãs dos smartphones e dos tablets também contam.
Vista Cansada – como evitar?
1 – Pisque os olhos! – Esta pode parecer uma dica inusitada, mas quando estamos concentrados, não piscamos os olhos tanto quanto devíamos, pelo que é aconselhado a termos um lembrete – no computador ou mesmo um post-it – a chamar-nos a atenção para o fazermos. Isto evita a secura, irritação e cansaço ocular. Se não funcionar, as lágrimas artificiais são uma boa ajuda em caso de necessidade.
2 – Desviar o olhar do ecrã – Durante cerca de três minutos, por exemplo, devemos deixar o computador de lado, e olhar para algum sítio, como se estivéssemos a sonhar acordados. Isto porque, como qualquer músculo, o ciliar também fica cansado após muito tempo focado em algo. De hora em hora, permita-se uma pausa.
3 – Ajuste o brilho e posição do ecrã – Vá modificando estas duas componentes, de modo a encontrar uma posição e nível de brilho confortáveis à sua visão.
Reduzir o brilho produzido pelas superfícies planas e pelo ecrã do computador é uma dica importante. Hoje, a maioria dos ecrãs dos computadores têm pouco reflexo. Aumentar a frequência de varredura do monitor (em Hz) pode reduzir o cansaço dos olhos (colocar acima de 70 Hz).
4 – Marque uma consulta de oftalmologia – Esta é a dica mais básica, mas também uma das mais ignoradas. A opinião de um especialista, adequada ao seu caso específico, pode ter um impacto milagroso na sua visão.

5 – Descanso e boa qualidade de sono – A privação de sono aumenta o risco de cansaço ocular. Ficar um longo período com os olhos abertos e passar noites em claro afecta temporariamente a superfície ocular e a musculatura responsável por “focar” objectos, podendo causar sintomas como dores de cabeça, ardência, olho vermelho, lacrimejamento e oscilação da visão.