Antes de limpar o computador, não se esqueça de verificar que está desligado. Nunca use panos molhados para limpar o computador, sendo a água inimiga dos equipamentos eletrónicos.
Use antes um pano levemente humedecido, apenas na parte exterior, sem o aproximar das aberturas para evitar que alguma água seja transferida para o interior.
Limpar teclado – Desconecte o teclado do computador e coloque-o virado para cima sobre uma folha de jornal aberta no chão. Sacuda o teclado ligeiramente para remover parte da sujidade.
Com a ajuda de um spray de ar comprimido (disponível nas lojas de informática) limpe os resíduos que estiverem entre as teclas. Para alguma sujidade mais persistente, mergulhe um cotonete em álcool e passe cuidadosamente entre e sobre as teclas. Finalize com um pano seco.
Limpar rato – Desconecte o rato e limpe a superfície externa com um pano de algodão humedecido em água e um pouco de detergente suave.
Limpar monitor – Não use detergente nem álcool no monitor do computador, para não manchar o ecrã. O ideal é usar um produto próprio para limpar monitores, mas pode também recorrer a água destilada.
Humedeça um pano de flanela com a solução e passe levemente no ecrã do computador. Limpe a parte traseira do monitor com um pano húmido com detergente neutro, secando de seguida.
Além da poeira natural a que está sujeito e da quantidade de bactérias que os utilizadores transportam das suas mãos para o teclado, há ainda aqueles bocados de comida que os mais distraídos deixam cair no mesmo.
Por isso, mesmo com todo o cuidado, o teclado é um “poço” de bactérias e sujidade, pelo que a limpeza é importante para assegurar o seu bom funcionamento.
Agora que sabe como limpar o computador, já não tem desculpa para não o fazer com frequência!
É um hábito saudável para o seu equipamento, que lhe poupa problemas a longo prazo.