A grande maioria das pessoas tem um animal doméstico, o que para além de ser um ótima companhia é de um amor incondicional.
Mas como tudo, também têm desvantagens, pois alguns largam muito pêlo.
O pêlo no sofá por exemplo faz comichão, e pode “colar-se” às roupas. E ainda causar espirros e irritação nos olhos e nariz para quem seja alérgico.
Manter o animal limpo é o primeiro passo para proteger a casa, mas mesmo com a melhor limpeza e escovagem é difícil não apanhar pêlos pela casa.
Existe alguns truques caseiros para remover sem danificar o excesso de pêlo dos nossos animais.
Numa tentativa de aprender dicas sobre as formas mais eficazes de lidar com pêlos de animais de estimação, pesquisámos centenas de amantes de animais para descobrir como lidam com pêlos de animais de estimação nas suas casas, carros e nas suas roupas.
Mais de 72% dos inquiridos disseram que o pêlo ou pele de animal de estimação era um problema substancial nas suas casas e nas suas vidas.
Não existe uma solução mágica para lidar com pêlos de animais de estimação, mas obtivemos algumas grandes dicas sobre como os amantes de pelos de animais de estimação em todo o mundo lidam eficazmente com o problema.
Como eliminar pêlos dos animais
Para retirar pêlo de animais de mobiliário de madeira, use um pano de algodão suave com produto para mobiliário ou antiestético.
O produto eliminará a carga elétrica, facilitando a remoção e reduzindo a probabilidade de o pelo voltar a aderir.
Para remover pêlo de animais de superfícies estofadas ou roupa da cama, calce um par de luvas de borracha humedecidas.
Ao passar a mão pela superfície, o pelo adere à luva. Lave a luva quando a mesma estiver coberta de pêlo e humedeça-a novamente se for necessário.
No soalho de madeira, ou noutro tipo de chão duro, o ideal será usarem uma mopa electrostática.
Este tipo de “vassoura” é mais eficiente em chãos lisos, como o chão de madeira ou flutuante, do que o aspirador, pois tem a vantagem de não espalhar o pêlo.
Manter a sua casa limpa e arrumada pode exigir que aspire todos os dias, especialmente se tem um animal de pêlo comprido ou mais do que um amigo peludo em casa.
Utilizar um purificador de ar
Pode não ser possível remover completamente os pêlos de animais de estimação do ar, mas a utilização de um purificador de ar com filtro pode ajudar a apanhar pêlos e partículas transportadas pelo ar, tais como pêlos, bactérias, pó e cotão de animais de estimação.
Algumas dicas para evitar a propagação do pelo pela sua casa
Passo 1
Escove o seu cão com frequência e dê-lhe banho tão frequentemente como o seu veterinário recomenda. Além disso, confirme com o seu veterinário que está a usar o champô correcto, alguns champôs podem secar a pele, e levar a mais pêlo e descamação.
Passo 2
Bloqueie os quartos onde não deseja que o seu cão entre, como o quarto, a cozinha e a sala de jantar.
Passo 3
Instalar um sistema de filtragem de ar. Alguns sistemas são tão simples como adicionar um filtro aos seus ventiladores, enquanto outros requerem uma instalação profissional directamente nas unidades de aquecimento e ar condicionado.
Se não tiver ar e aquecimento central, adquira um purificador de ar autónomo. Independentemente do sistema que utilize, a chave do sucesso está na limpeza e substituição regular dos filtros.
Excelentes dicas!
Para quem tem que limpar os pelos dos animais todos os dias, gostei imenso do artigo