Lavar as roupas é aparentemente uma tarefa simples, mas não basta colocar todas as roupas na máquina de lavar e apertar o “Ligar” para depois retirar tudo limpo, cheiroso e em perfeito estado.
O ato quotidiano de lavar roupa não se resume à simples tarefa de remover nódoas e sujidade. Na verdade, esta rotina doméstica desempenha um papel crucial na preservação da vida útil das nossas roupas, poupando dinheiro e recursos a longo prazo.
Ao adotar práticas de lavagem inteligentes e cuidadosas, podemos não só manter as nossas roupas com um aspeto fresco e vibrante, mas também contribuir para a sustentabilidade ambiental, evitando o descarte prematuro de peças desgastadas.
Siga algumas dicas para lavar as roupas:
Separe a sua roupa – Existe roupa escura, roupa clara e roupa de cor. Lave sempre em separado para melhores resultados, pois a roupa mais escura ou roupas pretas poderá manchar a roupa clara.
Escolha e utilize o detergente correctamente – Escolher um bom detergente faz toda a diferença ao lavar as roupas. Siga as instruções da embalagem.
Por vezes utilizar mal o seu detergente pode trazer o efeito contrário, isto é, a sua roupa pode, por exemplo, ficar manchada se colocado em excesso.
Tenha atenção às etiquetas da sua roupa – Existem peças que não podem ser lavadas na máquina de lavar, só à mão ou a seco. Existem outras que podem ser lavadas, mas a baixas temperaturas.
Deve verificar sempre as etiquetas.
Não encha a máquina totalmente – Ao encher a máquina só vai contribuir para que a sua roupa fique apertada, dificultando assim a remoção eficaz das nódoas e aumenta também, os vincos que ao passar sentirá a diferença.
Escolha do programa de lavagem – Tenha em atenção o programa que se adequa ao tipo de roupa que vai lavar bem como a temperatura da lavagem.
A maior parte da sua roupa pode ser lavada a frio, podendo assim, poupar na conta da electricidade.
Muito importante também, é escolher os programas de centrifugação se for possível na própria máquina.
Os programas com mais rotações deixam a roupa com mais vincos.
Tratamento de nódoas mais difíceis – Algumas nódoas necessitam de maior cuidado. Antes de colocar a roupa na máquina de lavar, pode colocar um pouco de detergente directamente na nódoa para uma lavagem mias eficaz.
Existem algumas dicas para remoção de nódoas difíceis
Trate a roupa depois da lavada – Retire a roupa da máquina de imediato, sacuda-a e estique-a. Se esta ficar muito tempo, para além de começar a cheirar mal, fica vincada e será mais difícil passa-la.
Se alguma peça ainda apresentar vestígios de nódoas pode preparar uma solução de água e lixívia delicada e colocar de molho, no caso da mesma poder ser lavada com lixívia.
Depois de removida a nódoa, pode enxaguar e secar normalmente.
Cuidado ao estender a sua roupa – Ao estender tenha sempre em atenção o melhor sítio para colocar as molas, tente aproveitar as costuras da roupa, para que esta não fique marcada.
No caso de roupas escuras vire-as sempre do avesso e evite que elas fiquem manchadas ou desbotadas pelo sol.
Não deixe a sua roupa a secar muito tempo – No caso de secar no estendal, não deixe ficar muito tempo, apanhe-a assim que não a sentir húmida.
Se secar a sua roupa na máquina de secar (cuidado, este tipo de máquina não é adequado a todo o tipo de roupa, confirme sempre na etiqueta da peça) não coloque muito tempo de secagem e não encha a máquina.
Seguir essas dicas de cuidado com as roupas pode ajudar a prolongar sua vida útil e mantê-las em ótimas condições por mais tempo. Lembre-se de que diferentes tipos de tecidos e roupas podem exigir cuidados específicos, então esteja atento às instruções da etiqueta de cada peça.
Dicas muito úteis para todas as donas de casa!
Excelente artigo útil e prático, parabéns.
Tenho muitos cuidados na lavagem das roupas