Aprenda a construir um desumidificador caseiro
Com a chegada do tempo frio, chega também um grave problema para muitas casas, a humidade.
A humidade no ambiente é normal, mas quando esta se encontra em excesso pode ser prejudicial para a saúde, especialmente se algum integrante da família sofre de problemas respiratórios.
A humidade é um problema grave que afecta todos os habitantes da casa, podendo mesmo provocar problemas respiratórios, alergias, asma, dores e, inclusive, doenças pulmonares.
O aparecimento de manchas amarelas na parede, de diferentes tamanhos, pode dever-se à infiltração de água da chuva.
Se o problema não for tratado, a mancha tende a escurecer devido à criação de bolor.
Isto acontece porque o excesso de humidade leva ao aparecimento de bolores, cujos esporos são os maiores causadores de doenças respiratórias alérgicas.
Hoje apresentamos uma solução barata para este problema, aprenda a construir um desumidificador caseiro, totalmente natural, usando todas as vantagens do sal.
Materiais
1 lata de café com tampa
1 faca
Carvão vegetal
Preparação
Coloque duas peças de carvão dentro da lata.
Faça uns 10 furos na tampa da lata e coloque-a sobre esta última.
Coloque este recipiente no lugar onde se concentra a humidade.
Para que este desumidificador caseiro seja eficaz você deve mudar os carvões todos os meses.
Por outro lado, os carvões não só absorvem o excesso de humidade, mas também eliminam os maus odores do ambiente.
Além deste desumidificador caseiro à base de carvão, também pode realizar outro à base de sal grosso.
Para isso, só tem que deitar fora a tampa e fazer dois furos na base da lata.
Logo em seguida, coloque um tecido de algodão que permita passar a humidade e que o sal não escape.
Coloque o sal grosso (deve encher o recipiente), irá fazer isso dentro de um recipiente maior (por exemplo um balde), mas sobre uma base (desta maneira a lata não toca o fundo do balde).
Se escolhe o desumidificador à base de sal grosso, leve em conta que este deve ser substituído duas ou três vezes por mês.
Não tendo obviamente a eficácia dos poderosos desumidificadores eléctricos, esta solução artesanal mostra-se mais útil quando utilizada em espaços pequenos.
Ajude a reduzir a humidade da sua casa abrindo as janelas durante cerca de 30 minutos diários.
Durante o processo de limpeza, utilize sempre luvas, máscaras e um avental e mantenha o ambiente arejado durante a limpeza de locais contaminados.
Outro benefício de um desumidificador é que ajuda a proteger os seus pertences contra os efeitos de excesso de humidade.
Os pertences pessoais como livros, roupa e determinados alimentos, podem permanecer em melhores condições por muito mais tempo.
A humidade pode causar o apodrecimento dos seus bens (madeiras, papel, tecidos, couros, etc.), a proliferação de microrganismos prejudiciais à sua saúde (alergias, doenças mais graves, etc.), curto-circuitos nos sistemas eléctricos, ferrugem nas tubagens e outros componentes metálicos, aglomeração dos produtos em pó e respectiva deterioração (leite, café, açúcar, farinha, cimento, pólvora, produtos cosméticos e farmacêuticos, etc.).
Evite secar roupa no interior das divisões. Caso seja mesmo necessário fazê-lo, use um aquecedor e ventile a divisão. Se, mesmo com a ventilação, a humidade persistir, recorra a um desumidificador eléctrico.
Deito tantos saquinhos destes fora…
Não fazia a mínima ideia, vou aproveitar