Como fazer um desumidificador caseiro

Limpeza 339 visitas 2 Comentarios
Como fazer um desumidificador caseiro 1

Aprenda a construir um desumidificador caseiro

Com a chegada do tempo frio, chega também um grave problema para muitas casas, a humidade.

A humidade no ambiente é normal, mas quando esta se encontra em excesso pode ser prejudicial para a saúde, especialmente se algum integrante da família sofre de problemas respiratórios.

A humidade é um problema grave que afecta todos os habitantes da casa, podendo mesmo provocar problemas respiratórios, alergias, asma, dores e, inclusive, doenças pulmonares.

O aparecimento de manchas amarelas na parede, de diferentes tamanhos, pode dever-se à infiltração de água da chuva. Se o problema não for tratado, a mancha tende a escurecer devido à criação de bolor.

Isto acontece porque o excesso de humidade leva ao aparecimento de bolores, cujos esporos são os maiores causadores de doenças respiratórias alérgicas.

Hoje apresentamos uma solução barata para este problema, aprenda a construir um desumidificador caseiro, totalmente natural, usando todas as vantagens do sal.

Materiais

1 lata de café com tampa
1 faca

Carvão vegetal

Preparação

Coloque duas peças de carvão dentro da lata.
Faça uns 10 furos na tampa da lata e coloque-a sobre esta última.
Coloque este recipiente no lugar onde se concentra a humidade.
Para que este desumidificador caseiro seja eficaz você deve mudar os carvões todos os meses.

Por outro lado, os carvões não só absorvem o excesso de humidade, mas também eliminam os maus odores do ambiente.

Além deste desumidificador caseiro à base de carvão, também pode realizar outro à base de sal grosso.

Para isso, só tem que deitar fora a tampa e fazer dois furos  na base da lata.

Logo em seguida, coloque um tecido de algodão que permita passar a humidade e que o sal não escape.

desumidificador caseiro

Coloque o sal grosso (deve encher o recipiente), irá fazer isso dentro de um recipiente maior (por exemplo um balde), mas sobre uma base (desta maneira a lata não toca o fundo do balde).

Se escolhe o desumidificador à base de sal grosso, leve em conta que este deve ser substituído duas ou três vezes por mês.

Não tendo obviamente a eficácia dos poderosos desumidificadores eléctricos, esta solução artesanal mostra-se mais útil quando utilizada em espaços pequenos.

desumidificador caseiro

Ajude a reduzir a humidade da sua casa abrindo as janelas durante cerca de 30 minutos diários.

Durante o processo de limpeza, utilize sempre luvas, máscaras e um avental e mantenha o ambiente arejado durante a limpeza de locais contaminados.

Outro benefício de um desumidificador é que ajuda a proteger os seus pertences contra os efeitos de excesso de humidade. Os pertences pessoais como livros, roupa e determinados alimentos, podem permanecer em melhores condições por muito mais tempo.

A humidade pode causar o apodrecimento dos seus bens (madeiras, papel, tecidos, couros, etc.), a proliferação de microrganismos prejudiciais à sua saúde (alergias, doenças mais graves, etc.), curto-circuitos nos sistemas eléctricos, ferrugem nas tubagens e outros componentes metálicos, aglomeração dos produtos em pó e respectiva deterioração (leite, café, açúcar, farinha, cimento, pólvora, produtos cosméticos e farmacêuticos, etc.).

Evite secar roupa no interior das divisões. Caso seja mesmo necessário fazê-lo, use um aquecedor e ventile a divisão. Se, mesmo com a ventilação, a humidade persistir, recorra a um desumidificador eléctrico.

 

4.7 / 5. Votos: 57

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 6
    Shares
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/para-casa/limpeza/desumidificador-caseiro/
2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Saude

Frutas para combater o ácido úrico

Uma alimentação saudável para baixar os níveis de ácido úrico deve ter em conta as frutas, O ácido úrico é uma substância formada pelo organismo através da decomposição da purina presente em alguns alimentos,

mais   410