O ferro a vapor consiste num ferro sem sistema e caldeira individual que possui a funcionalidade de vaporização.
Ideal para quem procura soluções mais práticas e económicas e que não se importe de fazer abastecimentos mais frequentes de água.
Dicas sobre como escolher e comprar ferro a vapor tradicional
- Um ferro não se quer demasiado leve, sob pena de não exercer a pressão necessária sobre o tecido. Mas, se for muito pesado, torna a tarefa mais morosa e cansativa. O ideal é rondar os 1,5 quilos.
- A potência anunciada não deve ser um factor de escolha, já que um ferro mais potente não é forçosamente mais eficiente. Além disso, gasta mais energia.
- Um dispositivo de segurança desliga automaticamente o aparelho quando fica pousado na base ou na posição vertical ao fim de algum tempo.
- A saída de água em spray permite humidificar a roupa mais amarrotada. Pode também regular o débito de vapor, consoante a roupa esteja mais ou menos seca ou amarrotada. Com a função super-vapor, obtém um débito extra de vapor durante alguns segundos, útil para os vincos mais difíceis.
- As temperaturas baixas são apropriadas para tecidos delicados e vulneráveis a queimaduras (por exemplo, acrílico ou poliamida). Para peças de roupa em algodão ou linho, regule a temperatura no máximo.
- Prefira aparelhos com um dispositivo anti-calcário, para usar água da torneira.
- Contacte vários estabelecimentos e compare preços.
O ferro a vapor vertical funciona com um ferro normal, com a diferença que é para ser utilizado, como o nome indica, na vertical.
Muito usado por estilistas e fashion desingers, consegue engomar as roupas directamente nos cabides, mas as roupas devem estar minimamente esticadas para um resultado eficaz.
Ao comprar um ferro vertical, tenha atenção a características como a potência eléctrica, o caudal de vapor (gramas por minuto), a pressão do vapor e ainda o preço.
Estão disponíveis modelos desde os 60€ para usos domésticos até aos 200€ para versões profissionais.
Dicas para conseguir uma roupa impecável:
- Passe a roupa antes de estar completamente seca.
- Se usa máquina de secar, interrompa o programa um pouco antes de terminar ou opte por um próprio para passar a ferro, caso tenha.
- Evite encher muito a máquina de lavar, para que a roupa não fique muito amarrotada.
- Lave a roupa a temperaturas baixas, com programas moderados e centrifugação curta.
- Depois de usar o ferro com vapor, passe uma última vez a seco. A roupa ficará melhor passada.
- Pendure a roupa durante algumas horas antes de a arrumar.
E o preço?
Obviamente, o preço é outro dos itens a considerar quando pensa como escolher o ferro de engomar.
A partir dos 30 euros já consegue encontrar produtos bastante satisfatórios, mas se quiser um pouco mais além, vai também ver ferros a custar mais de 100 euros.
Estipule o seu orçamento e decida.
Só uso ferro a vapor com caldeira, parece que estou numa lavandaria profissional 🙂
Tenho ferro a vapor vertical e adoro
Boas dicas para todas as donas de casa