De que forma os espaços de cowork influenciam os trabalhadores?

Empresas 186 visitas Comentar
De que forma os espaços de cowork influenciam os trabalhadores? 1

Já não constitui fator de surpresa para ninguém ligado ao mundo empresarial, que os espaços de coworking representam uma ideia vencedora, perfeitamente estabelecida neste ramo, com resultados muito positivos para os trabalhadores e empresas que os frequentam.

Na verdade, estes são espaços que oferecem inúmeras vantagens aos seus utilizadores, quer ao nível da produtividade, quer ao nível da burocracia, o que faz com que sejam cada vez mais procurados e que sejam cada vez mais uma opção válida na hora de escolher um local de trabalho ou de estabelecer uma empresa.

Num mundo económico e empresarial cada vez mais dinâmico, e com momentos por vezes imprevisíveis como o que atravessámos durante a pandemia de Covid-19, poder ter acesso a um espaço de trabalho mais rentável e eficiente, que seja ao mesmo tempo acolhedor e prático no que diz respeito à infraestrutura e aos serviços prestados, é cada vez mais aliciante para empresas e trabalhadores.

O crescimento cada vez mais acentuado dos chamados nómadas digitais que escolhem as grandes cidades para se estabelecer e residir, acelera também o crescimento da importância destes espaços nestes centros urbanos, já que facilita a afirmação destes trabalhadores e suas empresas, no seio destes centros comerciais e financeiros.

Para este tipo de trabalhadores, poder ter, à sua disposição um espaço de cowork em cidades como Lisboa ou Porto, centros urbanos onde estão centradas e concentradas grandes empresas a nível quer nacional, quer mundial, representa uma vantagem incontornável.

Um bom exemplo disto mesmo, é o espaço de cowork em Lisboa do LACS. Esta empresa põe à disposição dos seus utilizadores espaços direcionados quer para empresas, quer para trabalhadores individuais e até mesmo para estudantes, com vários planos, vários preços e várias opções de utilização.

Como os espaços de coworking influenciam os trabalhadores?

De acordo com algumas estatísticas baseadas em estudos, sobre os benefícios do trabalho em espaços de cowork, destacam-se:

  • 83% dos indivíduos que trabalham a partir de espaços de cowork sentem-se menos isolados e solitários;
  • um inquérito realizado pela Smallbiz mostra que 82% dos inquiridos expandiram a sua rede profissional desde que se juntaram a um espaço de coworking;
  • os benefícios de utilizar um espaço de coworking são suficientemente convincentes para 37,93% das PMEs, 27,12% das Startups, e 16,61% dos freelancers;
  • de acordo com o GCUC, 84% dos utilizadores que trabalham num espaço de cowork sentem-se mais motivados.

Estes espaços parecem, portanto, reunir um conjunto de características propícias ao desenvolvimento e prosperidade da atividade empresarial quer para empresários, quer para trabalhadores. Analisemos, então, algumas dessas características.

Maior valorização individual

Estes espaços de cowork, por definição, são espaços de trabalho que acolhem trabalhadores e empresas das mais diversas áreas de negócio, fazendo com que os seus utilizadores tenham uma maior abertura, uma maior disponibilidade em partilhar ideias e projetos e uma postura menos competitiva quando comparado com o ambiente interno de uma empresa convencional.

A juntar a este facto, verificamos que os trabalhadores que aqui desenvolvem a sua atividade profissional se sentem mais valorizados individualmente.

Estão mais isolados dos conceitos gerais das empresas que representam e por isso sentem as suas ideias mais valorizadas quando partilhadas neste contexto de trabalho.

espaços de cowork

Horários flexíveis

Outra vantagem significativa da utilização destes espaços de trabalho é a ausência de um horário de trabalho fixo e rigoroso.

Aqui, os seus utilizadores podem gerir o seu tempo de uma forma mais personalizada e flexível, procurando ajustar de uma forma mais conveniente, o horário de trabalho e as restantes tarefas do seu quotidiano pessoal e contribuindo, com isso, para uma maior autonomia do trabalhador o que acaba necessariamente por se refletir num aumento da sua produtividade, já que este pode rentabilizar melhor o seu tempo.

espaços de cowork 2

Networking

Estar em permanente contacto com pessoas, ideias e projetos provenientes das mais diversas áreas é uma ajuda preciosa para alavancar a rede de contactos, ou seja, o networking das empresas e dos colaboradores, e com ele a oportunidade de explorar novos negócios, novos nichos de mercado, novos pontos de vista.

O ambiente que se vive nestes espaços de cowork é, justamente, propício a este contacto e a esta partilha entre profissionais e empresários.

É esta espontaneidade e imprevisibilidade de contactos que confere a estes espaços profissionais o seu carácter cooperativo tão particular.

Pertença a uma comunidade

Os utilizadores destes espaços profissionais tendem a desenvolver um sentimento de pertença a uma comunidade profissional.

Este sentimento reflete-se numa maior disciplina laboral e numa maior quantidade e qualidade das conexões e interações laborais entre os seus utilizadores.

Com uma infraestrutura muito centrada para o convívio laboral, estes espaços oferecem pontos de convívio como cafés, salas de reuniões ou de lazer que lhes conferem uma atmosfera quase comunitária, muito específica e muito propícia ao contacto e partilha entre utilizadores.

4.6 / 5. Votos: 15

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/empresas/forma-espacos-cowork-influenciam-trabalhadores/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.