Adquira uma abóbora da espécie moranga. A que lhe apresentamos na imagem abaixo. Escolha, por exemplo, uma com dois a três quilos.
Comece por ligar o forno de cozinha nos 200 ºC. Coloque a grelha, onde irá descansar o tabuleiro, a meio do compartimento.
Para extrair as sementes da polpa macia há que encurtar caminho. Vai dispor a abóbora sobre a bancada de cozinha e, com uma faca de lâmina robusta, abrir uma tampa na abóbora. Com uma colher de extrair bolas de gelado, retire as sementes do interior do fruto.
Leve as sementes a uma escumadeira, tirando ai, manualmente, os pedaços maiores de polpa. Deixe a escumadeira sob água corrente fria e remova toda a polpa adicional. Finalmente, agite o coador para remover o máximo de água possível.
Transfira as sementes para papel de cozinha absorvente. Enxague pressionando o papel sobre as sementes e deixe-as secar uns minutos, no interior de uma nova camada de papel seco.
Transfira as sementes de abóbora para um tabuleiro que possa ir ao forno. Este já deverá estar quente nesta altura. Espalhe as sementes, não as sobrepondo e regue-as com uma camada fina de azeite e uma pitada de sal grosso.
Mexa uniformemente as sementes com os dedos para ficarem todas temperadas.
Asse as sementes durante 25 a 30 minutos, até as ver douradas. Basta deixá-las arrefecer.
Duas sugestões, as sementes de abóbora doces e as salgadas
Versão salgada: No momento em que tempera as sementes, junte-lhes para além do azeite e do sal, um pouco de orégãos ou pimenta em pó, paprica ou cominhos. Dê azo à imaginação. Controle o assado e proceda como indicado, deixe as suas sementes com um tom dourado.
Versão doce: Quando as sementes arrefecerem salpique-as com um pouco de açúcar mascavado e uma pitada de canela. Não desligue o forno. Leve as sementes de novo ao calor e deixe-as ai durante dez minutos.
Bom apetite ! 🙂