A depilação a laser é um método altamente eficaz para reduzir os pelos, também conhecido como fotodepilação, funciona através da incidência de raios laser, sob a forma de luz, no folículo piloso.
O laser é atraído pela melanina (a substância que dá cor ao pelo) e destrói o folículo piloso impedindo que se desenvolva um novo pelo.
Um dos principais motivos para fazer depilação a laser prende-se com a rapidez dos resultados.
Ainda que estes variem de pessoa para pessoa e de acordo com a zona a tratar, depois da primeira consulta as diferenças são evidentes.
Regra geral, após a primeira sessão, a quantidade de pelos diminui de forma significativa e, posteriormente, alguns caem sozinhos.
- Não avance para uma sessão de depilação a laser sem que antes seja feita uma consulta de avaliação do seu fotótipo, da espessura do pelo e da zona a depilar.
- Na sessão de avaliação, seja claro e honesto nas respostas para prevenir acidentes, como hipocromias ou hipercromias, e garantir o melhor tratamento para o seu caso.
- Trinta dias antes de iniciar o tratamento de depilação a laser, não utilize qualquer método de depilação que arranque o pelo pela raiz, como cera, pinça, máquina depilatória ou linha.
- Para garantir que o pelo absorve a quantidade de luz necessária para destruir o folículo, não faça descoloração, pelo menos, três semanas antes da sessão de depilação definitiva.
- Duas semanas antes de iniciar o tratamento, evite a exposição solar, a aplicação de autobronzeadores e não faça solário.
- Se precisar de fazer a depilação, use apenas lâmina ou creme depilatório.
- Três meses antes de iniciar os tratamentos, suspenda a aplicação de ácidos na pele que podem alterar a coloração e espessura dos tecidos.
- Use um sabonete com pH neutro para assegurar que a camada lipídica da pele se mantém intacta.
- Esfolie a pele, pelo menos uma vez por semana, para evitar a acumulação de células mortas e pelos encravados.
- Entre 24 a 48 horas antes da sessão, faça a depilação com lâmina ou creme depilatório.
- No dia da sessão, não aplique creme hidratante, desodorizante ou perfume.
Por fim, a regra de ouro para ter uma pele saudável:
Aplicar, diariamente, um creme hidratante em todo o corpo para garantir a integridade dos tecidos cutâneos, prevenindo que a pele fique seca e frágil.
Em suma…
Se pretende fazer depilação a laser nas zonas mais extensas do corpo opte por começar a sua série de sessões no Outono.
Chegará ao Verão com resultados visíveis, evitando expor-se ao sol.
Perguntas e Respostas
O que é a depilação a laser?
A depilação a laser é uma técnica que utiliza feixes de luz concentrada para remover os pelos indesejados. O laser emite uma luz que é absorvida pelo pigmento (melanina) no pelo, destruindo o folículo piloso.
A depilação a laser é permanente?
A depilação a laser pode resultar numa redução permanente dos pelos, mas geralmente são necessárias várias sessões para obter resultados duradouros. Além disso, podem ser necessárias sessões de manutenção ao longo do tempo.
A depilação a laser é dolorosa?
Algumas pessoas sentem um leve desconforto, semelhante ao estalar de um elástico contra a pele. No entanto, a sensação varia de pessoa para pessoa e depende da área tratada.
Existem efeitos secundários da depilação a laser?
Os efeitos secundários mais comuns incluem vermelhidão e inchaço na área tratada. Estes efeitos geralmente desaparecem dentro de algumas horas a alguns dias. Em casos raros, podem ocorrer queimaduras ou alterações na pigmentação da pele.
Quem pode fazer depilação a laser?
A depilação a laser é mais eficaz em pessoas com pele clara e pelos escuros. No entanto, com os avanços tecnológicos, agora existem lasers que podem ser usados em pessoas com uma variedade de tons de pele e cores de pelo.
Depilação a laser é uma limpeza, recomendo!
Desde que tomei conhecimento da depilação a laser, não quero outra coisa.
Depilação a laser sempre!