Na maior parte dos casos as manchas na pele do rosto tem um tom acastanhado e está relacionada com a exposição não protegida ao sol que as vai criar e acentuar.
O rosto é a primeira parte do corpo em que reparamos quando conhecemos uma pessoa, é o nosso cartão de visita.
Por esse motivo, para estar sempre bonita, o principal segredo é cuidar do rosto.
Adquirir este hábito desde cedo é essencial para evitar as manchas na pele e o envelhecimento precoce da pele.
Não é pelo facto de não usar maquilhagem que a sua pele não precisa de ser limpa. A limpeza do rosto deve ser feita obrigatoriamente todos os dias.
A limpeza remove as células mortas e as impurezas que ao longo do dia se acumulam na pele, resultantes da poluição, UVs ou suor.
Efectue o teste e verá que “o algodão não engana”.
A cor da pele é normalmente definida pelo fotótipo de cada pessoa e pela sua exposição solar; as áreas continuadamente expostas ao sol são mais escuras do que as cobertas.
O pigmento natural que determina a cor da pele é a melanina, que o corpo segrega para se proteger dos raios UV e que está na origem do bronzeamento.
Os problemas de pigmentação estão relacionados ao mau funcionamento da melanina, o que provoca uma hiperpigmentação (manchas escuras), ou uma despigmentação (manchas mais claras) na pele.
Este último caso, está geralmente relacionado com uma doença, como o vitiligo ou albinismo, que requer cuidados médicos.
Existem vários factores que podem aumentar o risco de se desenvolver manchas na pele:
- alterações hormonais como o acne
- predisposição genética
- gravidez
- menopausa
- distúrbios da tiróide
- toma de medicamentos fotos-sensibilizantes
- dietas erradas
A principal coisa a fazer será utilizar protector solar sempre que estiver exposta ao sol e evitar as horas de maior calor.
Mas existem outros factores a ter em conta, como:
- Proteger as zonas do corpo mais propensas como braços, pescoço e peito com vestuário adequado.
- Usar hidratante diariamente para manter a pele hidratada e evitar o envelhecimento precoce que também acentua as manchas.
- Escolha a sua protecção solar com cuidado – o seu factor de protecção solar (SPF) deve ser de pelo menos 20 (ou 30 se tiver uma pele clara).
- Tome suplementos alimentares por via oral (cápsulas ou comprimidos) antes e durante a exposição, para preparar melhor a sua pele para o sol.
- Para quem já tem propensão para o aparecimento de manchas (quem tem sardas, por exemplo), é indispensável aplicar produtos anti-manchas não fotossensibilizantes antes do protetor solar.
Manchas na pele do rosto como tirar
E quem já nota algumas manchas após a exposição solar, aconselha-se iniciar um tratamento especifico o mais rápido possível.
Para se conseguir fazer o melhor tratamento é necessário identificar o tipo de manchas. Em estágios avançados, a ida ao dermatologista é obrigatória.
Caso surjam manchas na pele, o dermatologista é o especialista aconselhado para efetuar o diagnóstico.
Para além de outras doenças que podem determinar mudanças da pigmentação, como lentigo solar ou do envelhecimento (manchas da idade), fotodermatose (como a alergia ao sol), micoses (caso da tinha do corpo ou “impingem”), lúpus ou mesmo melanoma.
A exposição exagerada ao sol (seja muito longa ou muito intensa), ao longo do tempo, resulta na produção excessiva de melanina, que se traduz na formação de manchas ou “lentigos” (manchas pequenas, redondas e planas, de tamanho variável).
É por essa razão que as pessoas que trabalham ao ar livre (construção civil, marinha, etc.) tendem a desenvolver manchas na pele mais cedo do que outras pessoas.
Tenho várias manchas provocadas pelo excesso de sol
passei demasiados anos ao sol sem qualquer proteção e hoje tenho várias manchas na pele do rosto 🙁
Uso cremes especificos para estas manchas aconselhados pela dermatologista.