Já ouviu falar do layering? O layering é a mais recente tendência no mundo dos perfumes e diz, precisamente, respeito à arte de misturar fragrâncias.
O objetivo do layering é que cada pessoa possa criar uma fragrância única e personalizada, mas não só!
Através do layering é também possível intensificar as fragrâncias e até tornar os o cheiro dos perfumes mais duradouros na pele.
No fundo, esta prática é uma verdadeira alquimia de perfumes. Aqui não há regras: apenas aquela que melhor combina com o seu tom de pele e, claro, com o seu olfacto.
E não se esqueça que cada pele é única, logo um perfume que combina bem com a sua, pode sempre adquirir um cheiro totalmente diferente na de outra pessoa.
Se ainda não está totalmente convencida, recordamos-lhe que um perfume resulta precisamente da alquimia de misturar odores.
Ou seja, um perfume nunca é constituído por apenas um elemento. Na sua composição, existem vários componentes. Logo, o layering acaba por seguir sempre esta mesma linha.
Porém, em vez de juntar elementos, estará a juntar perfumes.
Recordamos-lhe também que para chegar ao cheiro perfeito, o processo de layering pode ser composto pela mistura de dois ou mais perfumes – como lhe dissemos não há regras!
Verá também que misturar perfumes pode ser bastante divertido! Por isso, prepare-se para se surpreender com os resultados!
E não desanime, certamente irão ser necessárias algumas tentativas falhadas antes de conseguir encontrar “o tal”. Mas verá que vale a pena!
Mas antes de experimentar, confira algumas dicas de layering.
Que perfumes misturar?
No campo da perfumaria, os especialistas agrupam os odores em função da sua família olfativa, sendo uma forma de categorizar cada elemento.
Nesse sentido, as famílias olfativas existentes são:
- Floral
- Cítrica
- Amadeirada (muito comum nos perfumes masculinos)
- Frutal
- Gourmand
- Especiarias
- Oriental
Assim sendo, quando for fazer o layering, opte por misturar perfumes da mesma família. Se não encontrar essa informação no frasco ou caixa do perfume, tem sempre a Internet para pesquisar a informação que necessita.
Verá que ao misturar perfumes da mesma família, conseguirá obter cheiros mais compostos e que facilmente combinam entre si.
Outra dica que funciona bem é fazer totalmente o oposto.. Por exemplo, misture um cheiro mais aromático com um perfume mais cítrico.
No caso dos cítricos, pode sempre usar o Narciso Eau Néroli Ambrée.
Este é um dos perfumes cítricos mais conhecidos e pertence à linha de perfumes da marca Narciso Rodriguez.
Na hora de experimentar
Na hora de experimentar a sua mistura, deverá sempre colocar primeiro o perfume mais composto e só depois o ligeiro.
Deste modo, o cheiro envolve-se melhor e também de forma mais equilibrada.
Também lhe aconselhamos a fazer a experiência colocando o perfume em zonas como o pescoço ou nos pulsos.
Nestas zonas, a pele é mais fina e sensível e, por isso, absorve melhor o odor, permitindo-lhe ter uma percepção mais clara do resultado final.
E se não gosta da combinação, já sabe: só tem de experimentar de novo!