Cuticulas: tirar ou não tirar?

Beleza 1324 visitas 2 Comentarios

As cutículas são uma parte frequentemente esquecida da anatomia humana. Essa pequena faixa de pele existe na base de cada unha da mão e do pé, e sela o ponto de conexão entre as unhas e o corpo. Com a mudança dos hábitos de higiene pessoal nas diversas culturas, muita gente desenvolveu o hábito de cortar as cutículas.

O mais comum é que isso seja realizado como esforço para melhorar a beleza pessoal, como parte de um tratamento rotineiro de manicure.

Muito mais que estética, deixar a cutícula no lugar é uma questão de higiene e saúde para as unhas e para o corpo, dizem os dermatologistas, pois uma vez removidas, as unhas passam a ser uma porta de entrada para infecções e até doenças, além de afectar a saúde das unhas, deixando-as fragilizadas, quebradiças, há o surgimento de micose e manchinhas brancas, que indicam que alguma coisa está errada no nosso organismo.

Cuticulas: tirar ou não tirar?

O único método para não tirar mais as cutículas e conviva com elas harmoniosamente é a Hidratação. Apenas isso. Claro, que no começo será difícil olhar e ver aquelas peles grandes e incomodas e resistir em tirá-las, mas a partir do momento que decidir abolir esse hábito, terá que ter apenas paciência e perseverança.

O cuidado da hidratação pode ser feito com cremes específicos para cutículas e ceras hidratantes.

Dicas para fazer a manicure com cutículas:

Cuticulas

1- Lixe as unhas da maneira habitual. Passe um esfoliante nas mãos e lave-as bem.

2- Passe o amolecedor de cutículas em toda a unha, massajando e coloque os dedos num recipiente com água morna. Aguarde uns 4 minutos.

3- Com uma espátula própria, empurre delicadamente as cutículas para baixo, desenhando o contorno da unha. Atenção, esse processo tem que ser feito com delicadeza para não agredir a pele.

4- Enxugue um dedo de cada vez. Atenção agora: Use um bom e afiado alicate APENAS para tirar as peles que levantaram quando empurrou com a espátula. Não arranque tudo, muito menos a cutícula, só corte as peles que levantaram. Repita o processo em todas as unhas.

5- Seque as mãos e finalize com um creme hidratante.

6- Passe o verniz com a cor escolhida.

A unha tem um grande valor de diagnóstico. A unha frágil pode ser um sinal de hipotiroidismo, ou falta de nutrientes como vitaminas A, C, B6 e zinco.

 

Cuticulas: tirar ou não tirar?
4.6 (92.86%) 28 votos

2 Comentários
  1. Cristina Costa

    | Responder

    Nunca tiro as cutículas.

  2. Xana

    | Responder

    coloco óleo nas cutículas para as empurrar e nunca retirar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receitas

Como cozinhar batata-doce

A batata-doce pode ser difícil de descascar devido ao formato irregular. O mais fácil é cozê-las com a casca, depois de bem lavadas, claro, e descascá-las depois. Cozinhá-las desta forma também ajuda a preservar

mais   220