Lembra-se quando lhe perguntavam qual era a capital do Brasil, e respondia “Rio de Janeiro?” O professor corrigia-o sempre com a mesma palavra: “Brasília.”
Sem a monumentalidade do Rio ou o incansável cosmopolitismo de São Paulo, Brasília é a improvável capital do maior país do mundo de língua oficial portuguesa. Só isso já devia fazer com que Brasília merecesse a sua atenção, mas nós temos mais, muito mais razões para visitar esta cidade única!
Neste pequeno guia para turistas portuguesas, vamos dar-lhe a conhecer o que de melhor existe em Brasília e oferecer-lhe algumas dicas úteis para desfrutar ao máximo da sua viagem.
Por que visitar Brasília? Uma breve história da cidade
Na Europa, as cidades têm normalmente centenas de anos. Mas Brasília tem um passado surpreendentemente curto. A capital do Brasil só existe efetivamente desde 1955, ainda que já tivesse sido conceptualizada muito antes, em meados do Século XIX.
De modo a combater a desertificação no interior do Brasil, o presidente brasileiro Juscelino Kubitschek deu início à construção de Brasília, uma capital administrativa completamente nova e construída de raiz. A possibilidade de fazer uma cidade enorme do zero atraiu naturalmente o interesse de arquitetos e urban planners de renome.
Inicialmente povoada pelos seus próprios construtores, Brasília foi edificada a partir do nada entre 1955 e 1960, o ano em que os administrativos do governo brasileiro finalmente se mudaram para a nova capital.
O que fazer em Brasília?
Uma das mais jovens grandes cidades da América do Sul, Brasília não tem igrejas antigas, velhos fortes e castelos, ou grandes atrações naturais. Tem, isso sim, uma das melhores coleções de arquitetura moderna do mundo, particularmente para quem gosta do célebre Oscar Niemeyer.
Melhores obras de Niemeyer em Brasília
Enquanto está na capital do Brasil, não perca a sua oportunidade de ver:
- Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida: Tivemos o cuidado de dizer que não existiam igrejas antigas em Brasília devido a esta moderna catedral, cujo exterior parece ter sido inspirado pela estrutura de uma tenda de circo. Na verdade, é um glorioso monumento com linhas claras, brancos fortes, e um design intemporal.
- Palácio do Planalto: O local onde o governo brasileiro se reúne e põe mãos à obra não podia ser mais icónico. Bem ao estilo de Niemeyer, o Palácio do Planalto é maioritariamente composto por linhas suaves que como que se “fundem” umas nas outras.
- Congresso Nacional: O mais alienígena dos trabalhos de Niemeyer, o Congresso Nacional exibe duas grandes torres centrais e conta com dois discos no telhado, virados em direções opostas.
- Esplanada dos Ministérios: Uma espaçosa praça de inspiração americana que se encontra mesmo em frente ao Palácio do Planalto.
Outras histórias: Memorial dos Povos Indígenas
É verdade que a história de Brasília é curta. Mas muito antes da idealização da cidade, o atual território da capital era habitado por vários povos indígenas. O Memorial dos Povos Indígenas é um museu e centro de pesquisa ativo dedicado à sua preservação, particularmente conhecido pela sua representação dos índios Yanomami.
Os Yanomami ainda existem, e vivem maioritariamente na Amazónia, junto à fronteira da Venezuela com o Brasil. São compostos por quatro subgrupos, cada um com o seu próprio idioma, e internacionalmente conhecidos na antropologia pelo seu artesanato, ornamentos de pau estilo piercing, e complexos rituais xamânicos.
É seguro visitar Brasília?
Sempre que diz a um amigo que vai viajar para Brasília, é natural que ele lhe fale de segurança. Afinal, a América do Sul (e o Brasil em particular) é conhecida pelas suas altas taxas de crime violento, que muitas vezes afetam tanto locais como turistas.
Contudo, é perfeitamente seguro visitar Brasília desde que cumpra algumas normas básicas de segurança.
Dicas de segurança essenciais
Nunca ande por sítios que não conhece, especialmente longe de zonas turísticas, tente misturar-se com a multidão, evitando atrair demasiada atenção, e esteja sempre atento a carteiristas em locais muito movimentados. Para se movimentar, utilize transportes confiáveis e nunca aceite aquela boleia inusitada de um estranho ou de um taxista suspeito.
Para manter a sua bagagem segura, deixe as suas malas num depósito de bagagem em Brasília sempre que estiver fora de casa ou do hotel durante algum tempo. Se utilizar um depósito Bounce, a sua bagagem tem proteção até €10.000. Contudo, também convém comprar um seguro geral de viagem para minimizar quaisquer perdas financeiras e cobrir potenciais gastos médicos.
O que levar para Brasília?
Ao fazer as malas, certifique-se de que inclui pelo menos alguns dos seguintes itens essenciais:
- Protetor solar: No Brasil, o sol brilha em todo o lado, incluindo Brasília. Proteja a sua pele com um bom protetor solar.
- Roupa leve: Não só para estar confortável como para se integrar bem no ambiente. Umas havaianas vêm mesmo a calhar!
- Adaptador: Caso viaje de um país que não utiliza tomadas de 220 volts, compre um adaptador para continuar a utilizar os seus dispositivos eletrónicos à vontade em Brasília.
- Repelente de insectos: Principalmente caso seja particularmente sensível a picadas de mosquitos.
Como chegar a Brasília?
Agora que já percebeu que Brasília tem muito para oferecer, provavelmente quer saber qual é a melhor maneira de lá chegar. Ora, os turistas portugueses podem beneficiar muito (e poupar muito dinheiro) caso optem por viajar para Brasília a partir de outro aeroporto brasileiro, e não necessariamente dos aeroportos de Lisboa e do Porto.
Esperamos que o nosso guia para turistas portugueses em Brasília lhe tenha sido útil. Tenha uma boa viagem e desfrute ao máximo de uma experiência única numa das mais jovens capitais do planeta!