
Até à década de 1960, os carros antigos tinham diferentes partes da carroçaria enriquecidas e concluídas com cromados.
Para-choques, suportes retrovisores, mas também as partes finais dos silenciadores, algumas alças, jantes e várias outras peças estéticas e decorativas eram tradicionalmente cromadas.
Mesmo que feito de forma absolutamente perfeita, o revestimento cromado tende a oxidar e a perder o brilho. Deste modo, nos casos mais graves, podem aparecer pequenas zonas de oxidação na superfície.
Por exemplo, o sal no ar em ambientes à beira-mar causa este dano rapidamente.
Por conseguinte, é necessária uma manutenção cuidada das peças cromadas, o que, em situações normais, requer a limpeza e o polimento do revestimento cromado.
Apesar disso, em situações mais avançadas, com cromados consideravelmente oxidados, a aplicação galvânica do novo revestimento cromado deve fazer-se num centro especializado.

Cromado – Objecto de metal com revestimento de crómio, normalmente com superfície brilhante e frequentemente usado como acessório em automóveis.
O aço inoxidável oferece vantagens que o aço cromado não tem.
As peças cromadas, por seu turno, oferecem um brilho e vida que as peças de aço inox não conseguem ter.
Porém, não é apenas isso, a diferença entre o aço inox e cromado vão desde a produção até a duração, uso, vantagens e desvantagens.
O aço cromado começa como qualquer outro aço, até que, na sua produção é incorporada uma percentagem de cromo.
Adicionar o cromo não faz com que o aço perca as suas propriedades, por ser um material bem flexível e resistente.
Cuidados com peças cromados
A corrosão dos metais é um processo químico, em que um metal perde electrões em contacto com agentes naturais, como a humidade e o oxigénio.
A deterioração de um metal pela oxidação é, portanto, um fenómeno natural e frequente. A oxidação do ferro é popularmente conhecida por ferrugem.
O Aço Cromado necessita de cuidados diferentes do aço inox. As peças cromadas são mais sensíveis a reacções químicas que podem formar a ferrugem.
Utilize sempre produtos que sejam desenvolvidos e recomendados para peças cromadas.
Não deixe o produto em local húmido, pois a humidade agride o cromado.
E não deixe de limpar a peça, pois a acumulação de sujidade acelera a oxidação.
Diferente do aço inoxidável, o aço cromado pode sofrer oxidação.
Se as marcas de oxidação persistirem, é aconselhável usar um removedor próprio de ferrugem.
Antes de fazer a aplicação do produto, primeiro faça um teste numa área escondida e leia atentamente as instruções de uso na embalagem.