Conhece os sintomas de um golpe de calor?

Saude 10 visitas Comentar
Conhece os sintomas de um golpe de calor? 1

Com a chegada do verão e dos dias quentes, é altura de se preparar para enfrentar o calor. Beber muita água, fazer refeições ligeiras e procurar lugares frescos são algumas das soluções.

A exposição solar necessita de vários cuidados. A pele, a hidratação e a temperatura do corpo são alguns dos elementos que deve ter em especial atenção.

Neste último, é preciso prevenir que a alteração da temperatura corporal não chega ao chamado golpe de calor.

Um golpe de calor não é mais do que uma resposta inflamatória sistémica à exposição a temperaturas muito elevadas ou a exercício físico intenso em ambientes quentes e húmidos.

Ocorre principalmente da exposição prolongada ao calor, num local fechado e sobreaquecido (por ex., dentro duma viatura fechada, ao sol) ou mesmo ao ar livre, particularmente em dias de muito sol e/ou calor.

Um golpe de calor verifica-se quando o sistema de controlo da temperatura corporal de um indivíduo deixa de funcionar, parando, por exemplo, de produzir suor para facilitar o arrefecimento da superfície corporal.

Sintomas de um golpe de calor

Entre os principais sintomas destacam-se a dor de cabeça, pele vermelha, quente e seca, febre alta, pulso acelerado, tonturas, náuseas e/ou vómitos.

Nos casos mais extremos pode dar-se confusão e perda de consciência (desmaio).

A principal causa para a ocorrência desta doença prende-se com a perda de líquidos corporais.

Se não forem rapidamente repostos e se o indivíduo doente permanecer exposto ao calor, pode ocasionar sofrimento e deterioração de alguns sistemas orgânicos fundamentais, tais como a função cerebral, cardíaca ou renal.

Nestes casos, a temperatura corporal pode rapidamente atingir os 39-40ºC, podendo provocar a morte se o indivíduo não for socorrido de forma imediata.

Conhece os sintomas de um golpe de calor

Assim, para além da importância de estar atento aos sintomas anteriormente referidos, é fundamental saber de que forma actuar em caso de ser confrontado com situações deste género:

  • Recorrer imediatamente a assistência médica, através do número de telefone 112;
  • Deitar a vítima em local arejado e à sombra; se possível, em local com ar condicionado;
  • Elevar-lhe a cabeça;
  • Desapertar-lhe a roupa;
  • Refrescar a vítima aplicando toalhas húmidas ou pulverizando com água fria o seu corpo
  • Dar-lhe a beber água fresca, se estiver consciente.

golpe de calor

IMPORTANTE: Se a vítima estiver inconsciente, não lhe dê líquidos para beber e se tiver esses conhecimentos, coloque-a em PLS (Posição Lateral de Segurança).

Esta situação ainda se torna mais complexa quando surge em pacientes portadores de certas doenças crónicas (alcoolismo, patologia respiratória, fibrose quística, hipertensão, diabetes, insuficiência renal, arritmia cardíaca, patologia psiquiátrica, esclerodermia…).

Estas doenças já se encontram comprometidas na resposta fisiológica normal, à qual acrescem as terapêuticas medicamentosas instituídas, que poderão agravar ainda mais este quadro.

 

 

5 / 5. Votos: 1

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/saude/golpe-de-calor/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Casa

Vantagens de ter uma cobertura para piscina

A cobertura para piscina proporciona segurança contra possíveis acidentes de pessoas e/ou animais. Pode operar a cobertura para piscina muito fácil e automaticamente com uma chave ou comando à distância, abrindo ou fechando a

mais   4473