O design de interiores ou decoração de interiores é o planeamento, modificação e design de espaços interiores.
O termo “planeamento” refere-se ao exame competente, intelectual e visual da tarefa de construção.
A “modificação”, tanto técnica como criativa, inclui a mudança de utilização de salas, bem como a extensão de objectos de construção.
A tarefa de “desenhar” interiores consiste, entre outras coisas, em criar uma composição harmoniosa entre requisitos técnicos e design.
O design de interiores é uma forma de apresentar o conteúdo de um ambiente, auxiliando na construção de uma imagem corporativa e na busca por uma identidade visual.
Ele auxilia na escolha dos materiais, na decoração, na produção de um produto ou serviço, entre outros.
O design de interiores é importante para o estabelecimento porque ele define a imagem do empreendimento, proporcionando sensação de estabilidade, conforto e bem-estar para os clientes.
Além disso, ele ajuda na comunicação com os funcionários, estimulando a participação nos esforços empresariais.
Os designers de interiores estão preparados para criar ambientes para qualquer tipo de empresa ou casa, independentemente do tamanho.
Possuem um vasto acervo de cores, estampas, modelos e materiais, que auxiliam nossos clientes a escolher o ambiente que melhor se adequa às suas necessidades.
Além do design de interiores, contam também com a consultoria necessária para que seu projeto seja feito com sucesso, incluindo planejamento, execução, manutenção e gerenciamento de projetos.
A decoração de interiores é uma excelente maneira de dar um toque especial a sua casa e de fazer com que ela seja uma maravilhosa moradia.
Além disso, ela oferece vários benefícios para os proprietários e para a família que mora com eles.
Design de Interiores: Criação de Ambientes
Veja algumas das principais vantagens da decoração de interiores:
1. Ela faz com que a casa seja mais agradável e confortável
Uma decoração de interiores bem feita pode transformar uma casa monótona e difícil de se apaixonar em um local que seja muito aconchegante e confortável.
Por outro lado, os itens da decoradora podem tornar a casa uma atração turística, por exemplo, por conta do seu estilo singular e diferenciado.
2. Ela aumenta a produção de energia
A decoração de interiores pode aumentar significativamente a produção de energia no ambiente, já que ela gasta muito calor durante a sua execução.
Isso é particularmente importante nos dias quentes, quando a energia é um dos principais gastos da família.
3. Ela ajuda a manter a casa organizada
A decoração de interiores pode ajudar a manter a casa organizada, já que ela possui um bom senso de estilo e é extremamente prática.
Ela também é útil para diminuir a procura de espaço na casa, já que as paredes estão decoradas de forma inteligente.
4. Ela ajuda a economizar dinheiro
A decoração de interiores é uma excelente maneira de economizar dinheiro, já que ela é cara e não necessita de muito espaço.
Além disso, ela pode ser feita em diversos estilos e podem ser usadas para diversos fins
Quando os proprietários procuram os serviços de um designer de interiores, esperam um design deslumbrante, inteligente e único que só um profissional com capacidades e experiência de design pode oferecer.
O design de interiores terá como objectivo traduzir as ideias do cliente e a visão global do profissional num espaço renovado que combina estética, conforto e praticidade.
Quais são os diferentes estilos de design de interiores?
Estilo Moderno de Meio do Século
Inspirado pelo design de meados do século XX, este estilo caracteriza-se por linhas limpas, madeira natural e cores brilhantes.
Centrado no conforto, este estilo tem uma ligeira sensação de capricho e uma abordagem orgânica às formas dos móveis.
Rústico
Este estilo celebra espaços que são confortáveis, calorosos e acolhedores.
Os interiores rústicos apresentam frequentemente mobiliário tradicional ou de inspiração vintage, muita textura e materiais naturais, e peças únicas de estilo vintage.
Minimalista
O princípio de que menos é mais é respeitado. Assim, um espaço minimalista está livre de mobiliário ou objectos decorativos desnecessários.
Mas o que está presente é frequentemente escultórico ou feito de matérias-primas, materiais naturais, de modo a que o próprio objecto funcional se torne o cenário.