Sabe qual é a melhor forma de guardar os ovos? Os ovos devem ser guardados em um local conservado, longe de fontes de calor e luz direta.
Não coloque os ovos na porta da geladeira, pois ela está sujeita a temperaturas mais altas. Verifique se a caixa do ovo tem algum selo de qualidade, que garante que os ovos são frescos.
Lave sempre as mãos antes de manipular os ovos e verifique se eles não estão estragados antes de comprar ou usar. Se os ovos estiverem sujos ou com manchas, não os use.
Pode guardar os ovos na prateleira da cozinha, mas como eles são altamente perecíveis, é melhor mantê-los na geladeira.
Os ovos devem ser consumidos o mais rapidamente possível, pois estragam facilmente e podem transmitir doenças.
Se não forem usados em até cinco dias, é melhor descartá-los.
Se você estiver viajando, leve os ovos em uma caixa de esferovite com gelo para mantê-los frescos. Nunca deixe os ovos fora de temperatura ambiente por mais de duas horas, para evitar o risco de contaminação.
Lembre-se de que os ovos estragados não são seguros para consumo e devem ser descartados imediatamente.
Qual a melhor forma de guardar os ovos
Cuidados a ter com o armazenamento dos ovos
1. Certifique-se de que os ovos estejam sempre em um local fresco e seco.
2. Os ovos devem ser armazenados na sua embalagem original, de preferência na prateleira mais alta do frigorífico, pois é a parte mais fria, de modo que o calor do restante do mesmo não afecte as temperaturas dentro do ovo.
3. Evite armazenar os ovos na porta do refrigerador, pois esta é a área mais quente e húmida do frigorífico.
4. Se possível, colocar os ovos em um recipiente hermético para manter o ar seco.
5. Antes de guardar os ovos verifique a data de validade e não compre ovos que estejam próximo da data de validade.
6. Os ovos devem ser usados até 15 dias depois da compra.
7. Cuidados a ter com os ovos – certifique-se de que as mãos, utensílios e superfícies estejam sempre limpas antes e depois de lidar com ovos.
8. Não consuma ovos quebrados ou que apresentem manchas escuras na casca.
9. Nunca reutilize a embalagem dos ovos.
10. Não guardar os ovos fora da geladeira por mais de duas horas.
11. Mantenha os ovos sempre refrigerados a uma temperatura entre 0°C e 4°C.
Como saber se os ovos são frescos
Como regra geral, os ovos podem ser consumidos até 28 dias após a postura, mas é melhor tentar comê-los dentro de um máximo de 15-20 dias.
Além disso, os ovos vendidos pelos supermercados e mercearias são obrigados por lei a mostrar a melhor data antes da data na caixa e na casca, e em vários casos a data de postura também está presente: com esta informação, terá todos os elementos para compreender se os ovos ainda estão bons.
Mas o que fazer se a embalagem tiver sido deitada fora, o código tiver desaparecido ou se tivermos comprado os ovos ao criador?
O primeiro método, e o mais eficaz, que pode utilizar é o teste da água, mergulhando os ovos num recipiente cheio de água fria e 10% de sal: se o ovo assentar no fundo significa que está fresco, se flutuar até à superfície é melhor não o cozinhar.
Finalmente, se o ovo permanecer meio cozido, só deve ser comido depois de cozido.
A razão pela qual este método funciona é porque as cascas dos ovos, sendo porosas, permitem a passagem de ar: os ovos frescos têm muito pouco ar e fixam-se no fundo, enquanto os ovos mais velhos, cheios de ar, flutuam.
Como reciclar ovos expirados
Os ovos expirados não têm necessariamente de ser deitados fora: de facto, podem ser reciclados e utilizados em cosmética, jardinagem ou para artesanato (por exemplo, decorá-los para as férias da Páscoa).
A gema pode ser reciclada para produzir uma máscara de beleza “faça você mesmo”, tanto para o rosto como para o cabelo, enquanto as cascas de ovos secas ao sol e grosseiramente picadas à mão são excelentes aliados contra lesmas no jardim: basta espalhá-las uniformemente pela área afectada.
Além disso, pode misturar cerca de 3 ou 4 cascas de ovo com borras de café, 2 cascas de banana e um pouco de água para obter um poderoso fertilizante para adicionar ao solo das suas plantas.
Finalmente, pode utilizar a clara de ovo em caso de queimaduras devidas ao contacto com superfícies quentes ou devido a alta exposição solar, picadas de insectos e até mesmo tensão muscular.
Bater a clara de ovo em picos rígidos e distribuí-la generosamente pela área afectada, durante pelo menos 30 minutos.
Muito bom artigo, parabéns!
São tantas as dúvidas existentes quando o assunto são os ovos…
Parabéns pelo artigo.