
Se escolher carne ou peixe congelados, descongele-os previamente no interior no frigorífico, onde deve conservar também os alimentos em marinada. Em dias quentes, não deve arriscar e deixar a comida exposta à temperatura ambiente.
O ideal mesmo é levar os ingredientes do frio imediatamente para a grelha.
Se escolhe sempre os produtos frescos e tem por hábito ir pela manhã ao supermercado para escolher o primeiro peixe, peça na peixaria para o limparem e, se necessário, para o escalarem.
Observe se o peixe é lavado no fim de ser amanhado e feche bem o saco onde o vai transportar.
No caso das carnes, prefira sempre as mais magras. É muito importante separar o frango (de maior risco microbiológico) das restantes carnes.
Regra geral, os alimentos grelhados são mais saudáveis, pois não envolvem gorduras na confecção, contudo o tempero também tem de ser moderado. Ponha pouco sal, apenas no momento de grelhar e de preferência grosso.
Em substituição, pode abusar das ervas aromáticas e especiarias e do sumo do limão, excelentes alternativas de tempero.
Para conseguir grelhados perfeitos, o lume deve estar bem repartido pelo grelhador, com carvão suficiente. Quem está a grelhar tem que ser paciente e colocar a comida apenas quando a chama já não estiver visível, diminuindo, assim, o risco de a carbonizar.
Saiba que o momento de acender o carvão é um pormenor muito importante do seu planeamento ao fazer um churrasco. Para que ele fique pronto para grelhar as suas carnes é necessário no mínimo de uma hora de contacto com o fogo.
Quando o carvão ganhar uma coloração branca ou cinza clara é sinal de que a brasa está pronta para receber a carne ou peixe.
Grelhe de uma só vez (não reaqueça) e vá virando as peças para que cozinhem do mesmo modo. Para evitar a transmissão de microrganismos entre alimentos, tenha diferentes utensílios e bandejas para os alimentos crus e para os que já estão cozinhados.
A carne ou peixe excessivamente grelhados ou carbonizados afectam a saúde, contribuindo para o aumento do risco de cancro.
Tenha em atenção o seguinte:
- deve proteger sempre a carne ou peixe para evitar o toque com a chama
- deve tirar a maioria das gorduras visíveis antes de grelhar a carne
- deve tentar manter a pele do peixe intacta, retirando-a apenas antes de a comer
Organize o carvão de maneira a conseguir duas temperaturas na churrasqueira. Como é possível fazer isso? Disponha o carvão em forma de uma pirâmide, a dez centímetro dos espetos.
No cimo da pirâmide conseguirá uma temperatura mais alta, para dourar a carne, e no canto oposto uma mais baixa, para cozinhar lentamente.
Enquanto a carne ou o peixe grelham, verifique se estão no ponto, por dentro e por fora.
É indispensável auxiliar quem está a tomar conta da grelha, acautelando que não usa roupa inflamável e que mantém muita água por perto, para se manter bem hidratado e borrifar as chamas, caso necessário.
Os grelhados devem ser comidos conforme saem da grelha, sem se esperar muito tempo. Acompanhe o peixe ou carne com legumes grelhados ou uma salada mista, tornando assim a sua refeição mais saudável.
Pimentos, tomates, alho francês ou beringelas são óptimas escolhas.