É tentador usar cada gota de maquilhagem ou produto de cuidado da pele, especialmente se pagou muito por ela.
No entanto, a maquilhagem tem uma data de validade, e a sua duração de vida pode ser mais curta do que se pensa.
O tempo exato que a maquilhagem demora a expirar depende do cosmético específico, de como é armazenada, e se está ou não selada ou aberta.
Toda a maquilhagem expira eventualmente, normalmente dentro de 2 anos após a compra e por vezes apenas 3 meses para a maquilhagem dos olhos.
Validade dos cosméticos
@ Guarde as embalagens bem fechadas, num lugar seco e longe do sol.
@ Não empreste os produtos a outras pessoas, principalmente maquilhagem de olhos e batons.
@ Lave sempre as mãos antes de usar qualquer cosmético, caso seja aplicado com as mesmas.
@ Afie sempre os lápis de contorno de lábios e olhos, para limpá-los.
@ Os perfumes devem ser armazenados em lugares escuros e longe das humidades.
@ Os cremes devem ser mantidos em local fresco e longe do sol.
@ Em viagem, leve unicamente os produtos indispensáveis.
@ Não deixe maquilhagem dentro do carro e em lugares expostos a altas temperaturas.
@ Evite guardar a maquilhagem na casa-de-banho. A humidade pode causar contaminação por fungos.
@ O creme deve ser retirado da embalagem com uma espátula, pois o contacto do mesmo com os dedos pode contaminá-lo.
@ Leia sempre as embalagens ou folhetos explicativos. Normalmente têm dicas para conservação.
@ O ideal é manter os produtos de cosmética à temperatura ambiente. Se estiver num local muito quente, deve colocar os produtos dentro das embalagens e de sacos de plástico e meta-os no frigorífico.
@ Antes de aplicar os produtos, lave bem o rosto para retirar qualquer impureza.
@ Efetue uma revisão periódica dos cosméticos para verificar se algum deles está com o prazo de validade vencido. Se estiver deve eliminá-los.
@ Não compre cosméticos em sítios que têm condições inadequadas de armazenamento (por exemplo feiras), que têm ausência de garantia, fatura e inexistência de registo junto do ministério da saúde.
Período após a Abertura Vs Data de Validade
A data de validade dos cosméticos representa a data em que o produto deve ser utilizado, desde que tenha sido devidamente armazenado.
Se o cosmético tiver uma duração inferior a 30 meses a partir da produção, a data até à qual o produto deve ser consumido é indicada no rótulo com as palavras “utilizar de preferência até …” seguidas do dia, mês e ano.
Se, adicionalmente, a formulação cosmética não contiver componentes facilmente perecíveis, o prazo de validade do produto ultrapassa 30 meses desde a data de produção e não é obrigatório inserir uma data de validade na etiqueta do produto cosmético.
À medida que o prazo deve ser indicado na etiqueta para utilizar o produto após a primeira abertura, o chamado Período Após Abertura.
Os cosméticos expirados podem ser utilizados ou são nocivos para a saúde?
O prazo de validade está relacionado com a quantidade de conservantes, a estabilidade da fórmula e os ingredientes utilizados (quanto mais água houver, mais o cosmético tenderá a expirar mais cedo).
O sistema conservante após a expiração pode já não ser eficiente, levando à proliferação de bactérias, que, uma vez em contacto com a pele, podem causar uma erupção cutânea ou uma reação alérgica.
Por conseguinte, em princípio é sempre melhor respeitar as indicações no rótulo para evitar fenómenos desagradáveis.
Produtos com data de validade caducada podem originar irritações e até alergias muito graves, pois a validade refere-se, essencialmente, ao conservante, ingrediente que impede a proliferação de fungos e bactérias nos produtos de cosmética.
Encostar um dedo no creme é o primeiro passo para contaminá-lo. Os produtos de limpeza da pele têm nutrientes e água na sua formula e são um ótimo habitat para o desenvolvimento de micróbios.
Se existirem pequenas lesões na pele as bactérias do produto contaminado atacam o organismo.