Como já será do conhecimento da maioria das pessoas, o que provoca o aparecimento de manchas nas peças de bijuteria é o contacto com a pele e com o que utilizamos nela como perfumes ou cremes hidratantes.
Para isso não acontecer mais, há um truque muito simples.
Passe verniz base de unha na parte de dentro do anel ou brincos.
O mesmo vale para as outras bijuterias.
É só passar uma mão da base nas partes das bijuterias que ficam em contrato com a pele.
Apenas uma mão de base já é suficiente.
Deixe secar bem e use a peça normalmente. Quando a base começar a sair, é só passa-la novamente.
Lembre-se, de guardar sempre as suas peças limpas e em locais arejados ou, pelo menos, limpá-las antes de as guardar num local mais reservado, como uma gaveta.
Oxidação
A pele esverdeada pelo uso de bijuterias pode ter um alto nível de acidez. Ela reage com a prata e faz a oxidação, que é a criação da cor verde.
Em altas temperaturas, a sua bijuteria têm mais propensão a oxidar. Então, se você tem objetos que sabe que deixam a sua pele esverdeada, previna esta situação ao não usá-los em climas quentes.
Banhados ou preenchidos a ouro
Normalmente, para torná-la mais acessível, a bijuteria ou semijóia são feitas com ligas e finalizada com uma fina camada de ouro. Isto se chama banhar.
Esse tipo de peça pode deixar a sua pele esverdeada, mesmo que isso não ocorra imediatamente.
Aos poucos, a camada fina de ouro irá desfazer-se e restarão as ligas que ficam por baixo, provocando assim reação na pele.
O mesmo se aplica às joias preenchidas a ouro. Habitualmente, elas são mais caras e contêm um pouco mais de metal.
A camada que cobre a base de ligas é mais espessa e faz com que você possa usar a joia por mais tempo antes que ela deixe a sua pele esverdeada.