Sardinhas assadas na brasa a moda portuguesa

Sugestoes 54 visitas Comentar

As sardinhas assadas são um dos pratos mais típicos de arraiais e festas populares em Lisboa. O cheiro inconfundível da sardinha assada, é característico de qualquer festa de verão.

– Ao comprar a sardinha, prefira a fresca à congelada. Evite as sardinhas muito grandes. A escama deve ser firme, a guelra vermelha, pele lisa, olhos límpidos. O peixe, quando o dobramos levemente, deve apresentar-se rijo.

– A sardinha deve ser salgada uns 20 minutos antes de ir às brasas. Regra geral basta um pouco de sal grosso diretamente na guelra

– A grelha onde vai ser colocada a sardinha deve estar o mais limpa possível. Caso seja nova convém “queimá-la” na chama do carvão durante alguns minutos.

– Escolha um carvão de boa qualidade. Ele será fundamental para umas boas brasas. Estas devem estar quentes no ponto. Ou seja, não demasiado para evitar queimar o peixe e eliminar os óleos gordos contidos na pele, tidos como bons para a saúde.

– O carvão deve queimar 30 minutos antes de receber as primeiras sardinhas.

– Por outro lado, a grelha, sobre as brasas, deve estar bem quente no momento de receber o peixe, para evitar agarrar a sardinha.

– Nunca junte qualquer tipo de óleo ao peixe antes de o assar. Não verter óleo na grelha.

Se sobrarem sardinhas, saiba como as congelar

Passar a sardinha uma a uma por água corrente, com muito cuidado de forma a manter a escama (no caso de ser da espécie escamuda) e sem a apertar.

Colocar água num recipiente de plástico que possa ir ao congelador e dissolver nela uma boa quantidade de sal, de forma a que fique com teor de sal semelhante à água do mar.

Dispor com cuidado as sardinhas dentro desse recipiente, tapar e levar ao congelador. Se lhe sobrar sardinhas retire todo o sal logo que tenha noção que não vai precisar de assar mais e proceda do mesmo modo.

Na altura de necessitar delas é só colocar a descongelar, de preferência de um dia para o outro, no frigorífico.

Quando descongeladas e imediatamente antes de as assar, coloque sal (costumo pôr menos quantidade).

Dizem igualmente que se colocarmos sal no sítio das guelras o peixe fica mais saboroso quando assado.


Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/sugestoes/sardinhas-assadas-brasa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Beleza

Como cuidar do cabelo pintado

A hidratação é algo fundamental para o cabelo pintado. Um cabelo seco torna-se opaco, sem brilho e quebradiço. Os produtos hidratantes não só deixa o cabelo macio, mas também fornece o brilho que precisa

mais   6059