Não há nada como uma cerveja bem gelada… Mas não exagere!
Se estiver fria demais, torna-se difícil apreciar correctamente o seu aroma e sabor, pois há maior perda de sensibilidade dos órgãos sensoriais.
Tipos de Cerveja
Ale
Tem notas pronunciadas de fruta ou especiarias. São cervejas mais escuras (tom âmbar), mais amargas e encorpadas. No geral, têm um alto teor alcoólico, entre 7 a 12 por cento.
Bock
Pode chegar a tonalidades castanho-escuro, com teor alcoólico a variar, no geral, entre 6 a 7 por cento. Os aromas lembram café, torrado e caramelo. É um tipo de cerveja mais encorpado, bom para o frio.Actualmente, existe também com cor mais fraca.
Lager
É o tipo de cerveja mais comum em Portugal e no resto do mundo. O termo lager, derivado do alemão, significa armazenar. É usado pelo hábito que existia de se guardar estas cervejas a temperaturas muito baixas antes de serem consumidas. O sabor é limpo, conferido principalmente pelos cereais e pelo lúpulo.
Lambic
Cerveja de origem belga, fermentada diretamente com frutos vermelhos. É mais ácida e refrescante, dirigida sobretudo às mulheres. A espuma é meio rosada.
Malzbier
Escura, encorpada e com uma leve doçura, o seu teor alcoólico situa-se, em média, nos 3,5 por cento. Apresenta um aroma que se aproxima mais do torrado e do caramelo.
Pilsener ou Pilsens
Também conhecida pela abreviatura pils, é um tipo de cerveja clara, refrescante e leve, com bastante gás e um teor alcoólico que varia entre 4 a 6 por cento.
Munique
Aromática e de cor escura, o seu grau alcoólico é de 4 ou 5 por cento.
Stout
Cerveja entre o castanho-escuro e o preto, bem encorpada e com aroma torrado, tem um teor alcoólico entre 4 a 7 por cento. É originária da Irlanda, podendo ser seca ou levemente adocicada.
Schwarzbier
Escura e leve, o aroma é suave e agradável, característico do malte escuro, mais torrado.
Weiss
O malte desta cerveja é feito a partir do trigo, em vez da tradicional cevada. É pouco amarga e tem uma cor clara. A espuma é cremosa, estável e pronunciada. Caracteriza-se pelo aroma a especiarias (cravo) e frutal (banana).
Como conservar
Evite guardar a cerveja durante mais de 6 meses. Embora continue boa para beber, perde alguns aromas e sabores.
Mesmo assim, se quiser guardá-la, coloque-a num lugar com temperatura constante.
Preserve a cerveja longe da ação direta dos raios solares ou do calor.
Os componentes do lúpulo reagem com a luz, aceleram o processo de oxidação e originam um cheiro desagradável.
Aconselhamos a beber a cerveja logo que abrir. Se guardar, perde alguns aromas, sabores e características visuais.
Fiquei a saber que existem imensos tipos de cerveja 🙂
Como eu adoro beber uma cerveja bem fresquinha… 🙂
Bom artigo para quem gosta de qualquer tipo de cerveja