O desodorizante serve para eliminar os odores desagradáveis produzidos pelo organismo e eliminados pela transpiração.
As variedades de desodorizantes disponíveis no comércio são variadas: aromatizados ou não, com ou sem álcool, com ou sem agentes bactericidas e apresentados sob as formas de creme, spray ou roll-on.
Uso do produto errado
Muitas pessoas não conhecem a diferença entre desodorizante e o antitranspirante.
Cada um tem um uso distinto: o desodorizante deve ser usado pelas pessoas que pretendem bloquear o odor a suor; o antitranspirante bloqueia as glândulas que produzem a transpiração, pelo que deve ser usado apenas pelas pessoas que usam muito.
Uso de produtos perfumados
Embora o uso dos desodorizantes perfumados não seja um erro em si, precisa de conhecer bem a sua pele e saber como ela reage aos perfumes.
Assim, se sente comichão nas axilas ou deteta alguma irritação na pele, o mais provável é que esteja a fazer algum tipo de reação ao perfume do desodorizante.
Nesses casos, prefira produtos sem perfume.
Quantidade errada
Relativamente ao desodorizante, não é difícil decidir a quantidade: normalmente duas ou três passagens do roll-on são as suficientes.
Já com o antitranspirante a situação varia, isto é, se pretende bloquear parte da transpiração num dia normal, basta uma camada fina, mas se adivinha um dia mais stressante ou mais exigente fisicamente, deve aplicar uma camada mais generosa.
Uso prolongado do mesmo desodorizante
Estes rituais diários, como o uso do desodorizante, fazem com que as pessoas tendam a usar sempre a mesma marca, pensando que os bons resultados estão garantidos.
Isto pode mesmo ser verdade, contudo, se nota que ultimamente tem transpirado mais ou sentido odor mais cedo do que habitualmente, então isso pode querer dizer que as suas glândulas já se habituaram ao desodorizante.
Nesses casos, é conveniente mudar de marca.
Completamente esclarecido! Obrigado.
Mudo várias vezes de desodorizante para o meu corpo não se habituar