Dicas para assar peixe

Receitas 4952 visitas 2 Comentarios

Os dias mais frios convidam a um bom e reconfortante assado.

Os peixes são óptimos parceiros do forno. Inteiros ou às postas, são fáceis e rápidos de assar. São quase como “esponjas”, absorvendo todos os temperos. Alguns dos melhores peixes para assar são o bacalhau, a sardinha e o salmão (ou truta salmonada).

O peixe pode ser assado individualmente ou com vegetais, directamente no tabuleiro, “em papelote” ou ao sal.

Assar o peixe inteiro é a opção mais rápida, mas se gosta do peixe limpo, sem espinhas e pronto a comer, saiba primeiro como fazer filetes de peixe. O bacalhau é o “Sr. Multifacetado” dos assados e cai bem em qualquer travessa.

assar peixe

Pode ser assado em postas, desfiado, em lascas ou coberto com uma camada fina de crosta de broa (aprenda a fazer crosta de broa). Antes de o preparar ou temperar, lembre-se que o bacalhau (seco) deve ser demolhado, saiba como demolhar o bacalhau.

Os peixes devem absorver os condimentos (a marinada) durante algum tempo, que varia de cerca de meia-hora (para peixes mais pequenos ou postas) a três horas (para peixes maiores).

Dê alguns cortes no peixe para que os condimentos sejam bem absorvidos. Regue o peixe com azeite para compensar a gordura perdida durante o assado.

Tempo e temperatura: o tempo do assado varia conforme a altura e o tamanho do peixe, ou se é assado inteiro ou em postas. Em média um peixe inteiro assa entre 25 e 60 minutos, a 180º C.

Dicas para assar peixe
4.4 (87.5%) 24 votos


Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/cozinha/receitas/dicas-assar-peixe/
2 Comentários
  1. Olga Mello

    | Responder

    Todos os dias faço uma refeição de peixe, logo estas dicas são muito bem vindas.

  2. Luisa

    | Responder

    bom artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Receitas

Como preparar as carnes

Os bifes não ficarão duros nem formarão água se os temperar com vinagre ou limão. Para que qualquer assado fique dourado, devesse passar um pincel com molho de soja antes de levar a carne

mais   2560