Vai remodelar a casa? 10 conselhos antes de começar

Casa 137 visitas 1 Comentario
Vai remodelar a casa? 10 conselhos antes de começar 1

Seja porque a casa e os seus componentes atingiram o fim do prazo de validade ou por simplesmente querermos que a cozinha tenha abertura para a sala de estar, se está a pensar remodelar a sua casa, há aspectos que deve levar em consideração antes de levar avante as suas intenções.

10 Conselhos antes de iniciar a remodelação da sua casa

Sabe que terá que pedir uma licença camarária antes de iniciar uma obra que ocupe a via pública ou que o tempo médio de uma remodelação anda entre uma a trinta semanas?

Se a resposta é negativa, fique atento aos 10 conselhos que lhe vamos dar sobre como preparar-se convenientemente para a remodelação de sua casa.

1. Remodele a sua casa conforme o seu estilo de vida

Escrevia Saramago que todas as revoluções começavam com a palavra “não”. Não às políticas, imagens e filosofias do passado. Com uma remodelação acontece um pouco a mesma coisa.

Quando partimos para a remodelação da casa, o catalisador acaba por ser o facto de algo ou alguma coisa já não estarem em sintonia com o nosso gosto ou necessidade. Por isso, antes de remodelar pense bem naquilo em que gostava que a sua casa se transformasse e se isso é realmente aquilo que pretende.

Esqueça as grandes tendências decorativas e tente adaptar a casa à sua família, aos seus rituais e aos seus gostos.

2. Peça opinião a profissionais

Apesar das suas ideias serem o cerne da remodelação, elas estarão sempre subordinadas a requisitos técnicos. Assim, a menos que seja um arquiteto, designer de interiores, canalizador ou eletricista, o projeto de remodelação de sua casa deve ficar a cargo de um profissional.

Por exemplo, o arquiteto terá mais sensibilidade para analisar a possibilidade de ter a cozinha aberta para a sala de estar e dizer-lhe por onde começar. Para além disso, como a supervisão da obra ficará a seu cargo evitará, entre outros, descuidos, atrasos e derrapagens ao orçamento.

Vai remodelar a casa? 10 conselhos antes de começar 2

3. Planeie com antecedência

Da ideia de remodelação à concretização propriamente dita, vai um longo caminho. Antes de tudo o mais, é necessário planear muito bem o que se quer fazer e como fazê-lo.

Se vai remodelar a sua casa, saiba que tem de estar preparado para enfrentar desconfortos vários como a poeira, os destroços ou a água e eletricidade cortadas durante algum período de tempo.

Para além dos desconfortos e da forma de os resolver quando eles aparecem, do planeamento também deve constar o tempo que a obra demorará e o controlo que terá sobre a mesma se tiver que mudar de casa ou se as obras se efetuarem, por exemplo, numa casa de férias sua que fique distante da sua morada habitual.

Assim, é necessário ter muito bem preparado e planeado as várias etapas da remodelação, como também (tentar) respeitar um calendário para a realização da renovação.

4. Estime um Orçamento

Igualmente importante é a questão do orçamento. Faça prospeção de mercado, ouça especialistas, estude várias propostas e opte por aquela que lhe apresente a melhor relação preço-qualidade em função do tempo a que se propõe acabar a obra.

5. Faça uma lista de obras prioritárias

O dinheiro não estica. Se perceber que a sua remodelação de sonho esbarra num orçamento curto, deve olhar para a casa e verificar o estado geral das coisas. Em função do estado geral de cada divisão da casa, esboce uma lista de prioridades.

6. Tenha atenção ao tempo de duração da obra

Por norma, as obras num processo de remodelação podem demorar entre uma a trinta semanas de obras. Contudo, tudo dependerá do tipo, do número de divisões, dos m² da casa e do orçamento que dispõe.

7. Procure um lugar para armazenar os seus bens

Quando se dá início a uma remodelação há que ter em conta que terá que guardar móveis, eletrodomésticos e outros bens que ocupam a casa ou a divisão que será alvo de obras.

Este empreendimento logístico é complexo para quem não possui um espaço onde deixar estes bens, mas já existem soluções seguras e acessíveis no mercado que lhe permitem guardar tudo e um par de botas durante o tempo que necessitar.

Uma das mais interessantes e criativas é oferecida pela All Storage, empresa especialista em self storage em Lisboa que aluga mini armazéns entre 1 a 20 m2 com acesso 24 horas, a partir de 55 € no centro de Lisboa

Desde que não seja ilegal, perigoso, inflamável, perecível ou que esteja vivo, as self storages da All Storage estão preparadas para acomodar todo o tipo de bens por um período mínimo de permanência de 30 dias.

O contrato é feito à medida das necessidades do cliente, podendo entrar na data que pretender, devendo, no entanto, confirmar a disponibilidade da box que pretende.

Vai remodelar a casa? 10 conselhos antes de começar 3

8. Verifique se terá que pedir uma licença camarária para a obra

De acordo com o tipo de remodelação que pretende, pode ser necessário pedir uma licença camarária ou fazer uma comunicação à câmara.

Caso a obra ocupe a via pública com andaimes ou contentores para a recolha do lixo produzido pela obra, pode ser necessário uma licença de ocupação de via pública. Ainda em relação ao lixo produzido deve obter informação junto à câmara municipal acerca do destino que lhe vai dar, de modo a não desrespeitar as normas de proteção ambiental.

9. Procure campanhas promocionais

Se as obras que pretende fazer são de pouca monta e tem aptidão para as realizar você mesmo, será bom, antes de começar, dar uma vista de olhos em lojas de materiais de construção, Internet incluída, para aproveitar descontos e promoções que estão constantemente a decorrer neste setor.

10. Informe os seus vizinhos

Este aspeto não é despiciendo. Pense em quantas vezes durante a sua vida acordou ao som de um berbequim ou de um martelo pneumático e na sensação que isso lhe provocou.

Seja prudente e “bom vizinho” e comunique que a sua casa vai entrar em obras, este gesto pode evitar-lhe dores de cabeça.

Através da diplomacia, tente chegar a uma plataforma de entendimento sobre as horas do dia em que as obras mais ruidosas podem decorrer afetando o menos possível a vida do seu vizinho.

4.7 / 5. Votos: 12

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 1
    Share
Artigo colocado por Diogo Dias.
Copyright Blog Dicas e Tricas. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.dicasetricas.com/para-casa/vai-remodelar-casa-10-conselhos/
1 Comentário
  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *